A oração

 

Objetivos

Reconhecer no Pai Nosso a oração da fraternidade e da confiança em Deus.

Reconhecer que a oração do Pai Nosso é um diálogo pessoal e comunitário com o Pai.

 

Preparação para

o encontro

Toalha, bíblia, flores, imagem de Jesus rezando.

Acolhida

Oração inicial: Ave Maria

Ver

Para nos comunicar com outras pessoas podemos usar vários meios de comunicação: Telefone,E-mail, Carta...

 

E como nós nos comunicamos com Deus...

-Participando da Comunidade;

- Através das orações.

 

Perguntar se todos costumam rezar e quando rezam.

Falar da importância da oração como uma comunicação, conversa com Deus.

 

ORAR é ter uma conversa espontânea e pessoal com Deus a cerca dos acontecimentos e circunstâncias que nos envolvem.

REZAR é exprimir-se por meio de uma oração já escrita, geralmente decorada pelos fiéis e falada pelo grupo ou individualmente.

 

Oração é a comunicação com Deus. A pessoa expressa a ele o que quer dizer e tenta perceber qual a vontade dele a seu respeito.

Deus é o Criador, nós somos a criatura.

Oração é a tentativa de diálogo amoroso da criatura com o Criador.

Nós fomos criados por amor, para amar e ser amado pelos demais e por Deus..

Em nossa vida, em nosso agir devemos tomar o seguinte princípio: Fazer nossas atividades com tal empenho, como se tudo dependesse de nós e confiar em Deus como se tudo dependesse dele.

Eu posso brincar, estudar, conversar com meus amigos, mas não posso esquecer de falar com o Pai do céu.

Deus sabe quando estou alegre ou triste. Ele espera ansioso, que fale das minhas alegrias e tristezas, que peça ajuda nas dificuldades.

 

 

Iluminar

Deus nos criou por amor, nos escuta e sabe de tudo que precisamos. “Pedi e recebereis, buscai e achareis...” (Lucas 11, 9).

Jesus também pedia ao Pai... agradecia... conversava... Isto é oração

Quando Jesus rezava? De manhã (Lc 6,12); de noite (Mc 1, 35); nas alegrias (Lc 10, 21); na tristeza (Lc 22, 41); pedindo (Lc 23, 34 ; Jo 17). Jesus nos revelou que o Pai ama incondicionalmente seus filhos e quer a felicidade de cada um deles. As posições que Jesus tomou perante o Pai e o relacionamento que teve com ele devem servir de modelo para nós.

Com a oração recebemos a força necessária para vencermos todos os obstáculos.

Perguntar se todos conhecem a oração do Pai nosso.

É a oração dos filhos de Deus: todos nós!

É oração de perdão.

É oração de partilha.

 

Ler as passagens bíblicas onde Jesus ensina aos apóstolos a oração do Pai Nosso.

Leitura Mt 6, 9-15 e Lc 11, 1-4.

Somos orientados por Jesus a não usar muitas palavras na oração, como faziam os fariseus de seu tempo, que gostavam de mostrar que estavam orando.

Jesus ensina que em nossas orações não devemos adotar a atitude de quem só fala e pede, mas, principalmente, devemos ter a atitude humilde de quem ouve e agradece.

Nossa oração deve ser simples e brotar de um coração cheio de fé e confiança, pois, nosso Pai sabe o que necessitamos antes mesmo de lhe pedirmos.

Mesmo que sejam grandes os nossos compromissos, devemos aproveitar as oportunidades que temos de conversar com Deus: ao levantar (Mc 1, 35), à noite (Lc 6, 12), à hora das refeições, no estudo, na tristeza (Lc 22, 41), na alegria (Lc 10, 21), na saúde, na doença (Lc18,1) e pedindo (Lc 23,34).

Na oração do Pai Nosso Jesus resume tudo que podemos e devemos pedir a Deus.

 

Explicar o significado de cada parte do Pai Nosso.

O ‘Pai Nosso’ é o resumo de todo o evangelho, a mais perfeita das orações porque nos foi ensinada pelo próprio Senhor Jesus.

 

Rezando o Pai Nosso expressamos nossa relação de filhos de Deus Pai.

Com o Pai Nosso declaramos que pertencemos a uma grande família e, igualmente, entendemos a partilha do Pão Nosso de cada dia como reconhecimento da providência paterna de Deus, que se preocupa com os problemas de seus filhos.

Através da oração pedimos e nos responsabilizamos por aquilo que pedimos.

 

Preste atenção: na oração do Pai recitada na Missa omite-se (deixa de dizer) o AMÉM, pois é falado na conclusão da Oração Eucarística.

 

Agir

Rezar as orações da nossa Igreja, antes de dormir, agradecendo por mais um dia de vida.

Lembrem-se de louvar e agradecer a Deus por todas as coisas, pela boa noite de sono.... pela escola... pelo alimento... pedindo por aqueles que não têm comida... e pelo dia que passou.

Na hora de dormir além de agradecer, pedir perdão por alguma coisa que tenha feito de errado e fazer um propósito de não fazer mais.

Façam deste momento um hábito, vocês vão se surpreender com o resultado!

 

Celebrar

Jesus também rezava, e nos ensinou a rezar. A oração nos aproxima de Deus, nos fortalece! É como um carro que não anda sem gasolina: sem oração não temos forças para caminhar...

O gesto de darmo-nos as mãos quando rezamos o Pai nosso é um sinal visível de nossa união com Deus e com os irmãos.

 

Oração Final: Pai Nosso (rezar de mãos dadas)

 

 

 

Oração na Vida de Jesus:

Jesus foi homem de oração e a intensificou nos momentos importantes de sua vida:

4 Antes de começar o anúncio do Reino, quarenta dias no deserto (Lc 4, 1 - 2)

4 Antes de escolher os doze, uma noite em oração (Lc 6, 12)

4 Quando vivia momento muito importante com seus discípulos (Jo 17)

4 Antes de enfrentar a paixão, no jardim das oliveiras (Lc 22, 31 - 46)

Instruções Básicas sobre a Oração:

Além do exemplo pessoal de Jesus, encontramos ensinamentos sobre a oração:

4 orar só, em encontro pessoal com Deus (Mt 6, 5 - 6)

4 ter profunda confiança (Mt 7, 7 - 11)

4 louvar a Deus e pedir por nossas necessidades (Mt 6, 7 - 13)

4 orar com insistência (Lc 11, 5 - 24)

4 pedir com convicção a fortaleza e a fidelidade a Deus (Mt 26, 40)

4 invocar o Pai em nome de Jesus ( Jo 16, 23b - 28)

Invocar o nome de Jesus significa expressar nossa fé nele, que provém de Deus. A fé e o amor por Jesus abre nosso ser a Deus, que em seu Filho Jesus, nos vê como filhos e por causa dele nos acolhe, provendo as exigências da nossa fé.

Devemos aprender e reaprender a orar m Nome de Jesus, isto é, crescer no seu  conhecimento e graça.

A oração garante o atendimento dos nossos pedidos e então a nossa alegria será completa porque será a alegria que nasce da fé, a alegria de Deus que em nós realiza a sua vontade.

 

O Pai-Nosso é uma oração de grande importância.

É um texto composto e ensinado por Jesus e foi feito para ser gravado no coração de cada um de Seus seguidores. Por isso, desde o princípio, os cristãos o aprenderam de “cor”, isto é, de coração, de tal forma que as palavras brotem do coração, com sentimentos filiais e se derramem dos lábios com a espontaneidade dos filhos que amam e são amados.

 

Segundo o padre Joãozinho, SCJ, o Pai-Nosso tem pelo menos  7 “pês”. (https://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2008/04/21/os-sete-pes-do-pai-nosso/)

“Percebi que muitos segredos de salvação estão contidos nesta prece e começam com a letra “P”(...) Contei sete “pês” na oração do pai-nosso. Certamente uma leitura atenta vai encontrar muito mais. Deixo isso para a sua criatividade. Veja os que encontrei:

1. PAI - “Pai nosso…” Ao rezar esta oração partimos da certeza de que Deus é mais do que uma personalidade famosa, importante e distante. Ele é “Pai”, mora conosco e gosta de nos pegar no colo.

2. PARAÍSO - “…que estais nos céus”  O paraíso pode parecer  um lugar distante, mas na verdade habita dentro do nosso coração. Deus plantou em nós uma semente de esperança. Podemos e devemos esperar contra toda esperança. Buscamos as coisas do alto, do céu, do paraíso. Temos certeza de que caminhamos para uma dimensão eterna. Por isso somos felizes mesmo na dor e no sofrimento.

3. PRECE - “…santificado seja o vosso nome” Santificar o nome de Deus é louvá-lo com palavras e gestos. Somos gente que reza, que conversa com Deus. Ele é o nosso pastor e não nos deixa faltar nada. Jesus nos ensinou a rezar sempre. Pedimos, louvamos, adoramos, meditamos, conversamos com nosso Pai do Paraíso com a intimidade de filhos e filhas.

4. PREPARAR-SE “venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”. Não basta rezar. É preciso agir. Precisamos fazer a nossa parte e apressar o Reino do Amor, da justiça do perdão e da solidariedade. Deus fez o mundo em seis dias, descansou no sétimo e no oitavo nos deixou a tarefa de completar a obra da criação com nosso trabalho. Somos colaboradores de Deus nesta obra de cuidar da criação. Uma das formas de nos prepararmos é a “promoção” humana, principalmente para os “pobres”, “pequenos”, pecadores”, para todo o “povo de Deus”.

5. PÃO - “o pão nosso de cada dia nos dai hoje” Jesus inaugurou uma religião que não despreza a matéria. O Pai é nosso, mas o pão também é! Por isso lutamos para que ninguém tenha fome. Nosso Deus permanece conosco presente em uma migalha de pão, a Eucaristia. Valorizamos o corpo, a saúde, o lazer, a alimentação saudável, os exercícios físicos. Cuidar das coisas materiais é também uma forma de ser santo.

6. PERDÃO - “…perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido…” Uma as grandes lições que Jesus nos deixou é o perdão. Antes dele se falava de “olho por olho e dente por dente”. Isso gerava o círculo vicioso da vingança e da violência. Quem ama perdoa e quebra esta maldição. O perdão inaugura o círculo virtuoso da paz.

7. PAZ - “e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” O último “pê” é a grande busca da humanidade em toda a sua história: a paz! Ela não é apenas ausência de guerras e conflitos. É presença  de comunhão e solidariedade de todos com Deus, de cada um com seu próximo e também com a natureza. Hoje precisamos tanto fazer as pazes com as florestas e com os animais. A paz é até mesmo harmonia consigo mesmo. Precisamos de paz interior.