Acolhida

 

1º Encontro – Acolhida

 

Objetivos

Promover um ambiente acolhedor recebendo com alegria cada catequizando.

Estabelecer critérios de compromisso dos catequizandos entre si.

 

Preparação para

o encontro

Bíblia, mesa ornamentada.

Fazer um coração grande onde cada criança escreverá o seu nome.

Acolhida

Boas vindas: entrega dos cartões de boas vindas

Música: Em nome do Pai...

Oração inicial: Ave Maria

Digam a elas que foi Deus quem  chamou cada uma delas e que seus nomes estão gravados no coração de Deus, e que Jesus também as chama para ser seus amigos e que cada um queira imitá-lo no seu modo de amar, perdoar, servir, louvar e agradecer a Deus.

Cada criança escreverá o seu nome no coração.

 

Anotar o telefone e endereço de cada criança.

 

Ver

SINAL DA CRUZ

Pedindo a benção de Deus

Para ler: Mc 8,34-38

Para que fazemos? Para cumprimentar (saudar) a (A SANTÍSSIMA TRINDADE)

Mas quem é a SANTÌSSIMA TRINDADE? São 3 pessoas Santas ,DEUS,JESUS e o ESPÍRITO SANTO.

O que quer dizer TRINDADE?  são 3 pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo

Quem é o PAI? O PAI é DEUS. AQUELE QUE NOS CRIOU.

Quem é o FILHO? O FILHO é JESUS , o nosso AMIGO melhor, que as crianças, a fazer o bem e nunca as coisas erradas. AQUELE QUE NOS CHAMA PARA APRENDER SUAS LIÇÕES.

Quem é o ESPÍRITO SANTO? A LUZ que  DEUS nos deu no dia do nosso Batismo que faz  a todos nós entendermos o que é certo e o que é errado e nos ajuda escolher ser bom e nos faz sentir vontade de ir para catequese, para missa, de fazer o bem para as pessoas, amar e agradecer a Deus, rezar todos os dias, etc...   AQUELE QUE NOS ENVIA.

 

Iluminar

 Para saber

Nós católicos temos o costume de nos benzer com o Sinal-da-Cruz. A cruz é o sinal do modo como Jesus morreu. Foi crucificado porque os homens que tinham autoridade naquele tempo não queriam que as pessoas o abandonassem para seguir a Jesus. Cada vez que fazemos o Sinal-da-Cruz, estamos lembrando o grande amor de Jesus por nós. Ele aceitou morrer na cruz porque nos ama muito. Ao mesmo tempo, quando fazemos esse sinal, estamos pedindo a Deus que nos abençoe.

Deus é um só, mas vive numa pequena comunidade de amor: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Filho de Deus é Jesus, que recebeu esse nome quando nasceu aqui entre nós.

 

Ensinando o Sinal da Cruz para as crianças

O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, nos proteja durante todo o dia.Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos.
e qualquer que nenhum mal possa nos atingir.O Sinal da Cruz, feito antes de iniciarmos as nossas orações, nos predispõe a bem rezar.
Para fazer o Sinal-da-Cruz colocamos a mão esquerda no peito. Com a direita aberta e os dedos unidos, encostamos os dedos na testa e dizemos: "Em nome do Pai". Em seguida, colocamos os dedos da mão direita no peito, dizendo: "e do Filho". Depois, os colocamos no ombro esquerdo, dizendo: "e do Espírito". Por último, colocamos os dedos da mão direita no ombro direito, dizendo: "Santo". Terminamos dizendo "Amém!" Percebam que estamos assim fazendo uma grande cruz sobre o nosso corpo.

Muitos também gostam de fazer o "Pelo Sinal".


Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, e para entendermos  a palavra de Deus.

+ Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, que proclamemos a palavra de Deus  e que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão;+ Dos nossos inimigos: esta terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: como Jesus mandou os Apóstolos procederem.

 

Agir

Aprenda a fazer bem o Sinal-da-ruz.

Fazer todos os dias o sinal da cruz, com muito amor e devoção.

 

Celebrar

Avisos:

1. Vamos participar dos momentos de oração e celebração com amor e respeito a Deus, seguindo as orientações do catequista, principalmente quando formos à Capela do Santíssimo. Não vamos fazer piadinhas, gargalhadas ou, correrias dentro da Igreja.

2. Vamos tratar com muito respeito o nosso catequista e as outras pessoas que vierem nos ajudar a conhecer melhor Jesus.

3. Vamos ouvir com atenção e aguardar a nossa vez de falar.

4. Vamos tratar com respeito nossos colegas, independente de raça, cor ou aspecto físico, porque somos filhos amados de Deus, e diante dele somos todos iguais, perfeitos e maravilhosos.

5. Vamos trazer para a catequese todo o material necessário para o encontro: Bíblia, caderno, e estojo. Mas vamos deixar em casa nossas tarefas, joguinhos eletrônicos, brinquedos e celular. Caso seja necessário trazer o celular, ele ficará dentro da mochila e desligado durante o encontro.

6. Vamos fazer a vivência e pedir para o papai ou a mamãe assinar.

7. Vamos cumprir o horário do encontro e aguardar a permissão do catequista para sair da sala, para tomar água ou ir ao banheiro.

8. Vamos utilizar com muito carinho o material que a Igreja põe à nossa disposição para a catequese, não vamos rabiscar, sujar as paredes ou o quadro, nem estragar as cadeiras.

9. Vamos jogar o lixo no local apropriado e, ao terminar o encontro, vamos ajudar nosso catequista a fechar as janelas, colocar as cadeiras no lugar, apagar as luzes e fechar a porta.

10. Vamos aguardar nossos pais sem correrias e gritarias e, principalmente, respeitando e amando o meu colega.

Tudo isso vamos fazer com AMOR, por que queremos ser seguidores de Jesus.

Para viver

Devemos fazer sempre o Sinal-da-Cruz: quando nos levantamos, no café da manhã, no almoço, no café da tarde, no jantar, ao nos deitar, antes de sairmos de casa, nos perigos e dificuldades, para nos livrar de alguma tentação etc.

 

Oração Final