Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

 

Objetivos

Conhecer e testemunhar a todos que Jesus fundou sua Igreja para ser continuadora de sua missão.

Apresentar as quatro características como a identidade e missão da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.

Perceber que fazem parte desta identidade, desta missão, deste Povo de Deus.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; balões com perguntas sobre a igreja.

 

Acolhida

1.   Recepção dos Catequizandos:

·     Recebê-los com carinho.

2.   Invocação à Santíssima Trindade:

·     Cantada ou rezada.

3.   Oração inicial:

·     Todos rezam juntos a oração a seguir, à vista de um cartaz ou providencie cópias para cada catequizando:

Querido Jesus Cristo, queremos agradecer-lhe por nos ter fundado a nossa Igreja. Por nos permitir conhecê-la melhor e a forma como ela está organizada. Queremos que nosso grupo de catequese trabalhe unida a toda Igreja em nossa comunidade. Ajude-nos a permanecermos sempre unidos como continuadores de sua missão em nosso lugar.

Amém.

 

Ver

INICIANDO A REFLEXÃO:

Brincadeira dos balões

·     Providenciar alguns balões e em cada um deles, colocar uma das perguntas abaixo:

Qual é o nome de nossa comunidade?

A qual diocese pertencemos?

Qual é o nome de nossa paróquia?

Quem é o nosso pároco?

Você sabe quantas comunidades formam a nossa paróquia? O que são as pastorais?

Qual é o nome do padroeiro de nossa paróquia?

·     Passos:

1º. Favorecer um momento de descontração. Deixar as crianças brincarem livremente com os balões, jogando-os para cima; para um companheiro.

2º. Em seguida, estabeleça alguns comandos tais: não permitir que os balões caiam. Todos devem se envolver nesse objetivo.

3º. Vá retirando alguns participantes, sem que os outros percebam.

4º. Peça aos que saíram para observarem o comportamento dos demais.

5º. Encerre a brincadeira, pedindo para que tomem conta de seu balão.

REFLETIR: o que esta brincadeira tem a ver com a nossa vida em grupo, seja na família, na escola, com os amigos, na igreja? Houve necessidade de algum tipo de organização para realizar a brincadeira? O quê?

6º. Agora, cada um que ficou com um balão na mão o estoura e tenta responder a pergunta que está dentro do balão. Quem souber pode responder.

 

Iluminar

- Ajudar os catequizandos a responderem as perguntas sobre a nossa Igreja:

o Quem fundou a nossa Igreja? Quando?

o Quem é o chefe da Igreja no mundo? Quem escolheu o primeiro chefe? Como acontece a escolha hoje?

o E aqui em nossa região? Como ele é escolhido?

o E aqui na nossa Igreja Catedral? Falar do Pároco, Vigário Paroquial, Diáconos e Seminarista.

- Ler Atos 2, 42-47, Ef 2, 19-20.

- Explicar cada característica mostrando que a Igreja é Una por possuir uma só doutrina, Santa porque tem uma missão redentora (salvadora) e santificadora, Católica por ser universal e Apostólica por transmitir e testemunhar os ensinamentos dos apóstolos sobre a Igreja de Cristo.

 

- É importante saber que Jesus constituiu os apóstolos como líderes da Igreja com a

responsabilidade de formar comunidades nas quais se celebrasse e se vivesse os valores do Reino de Deus.

 

- Jesus estabeleceu o amor fraterno como a principal regra da Igreja – os cristãos punham tudo em comum (Atos 2, 42-47).

- No dia de Pentecostes Jesus enviou o Espírito Santo para iluminar o caminho da Igreja.

 

- Jesus sabia que seus líderes não eram perfeitos e livres de cometer pecados e a Igreja passou e passa ainda por momentos em que necessita refletir e revisar os seus atos para andar conforme as regras estabelecidas por Jesus.

 

- Também é importante saber que a Igreja é formada por cada um de nós. Jesus é a cabeça da Igreja, nós somos os seus membros. O Espírito Santo nos inspira os bons propósitos e nós agimos.

 

- Nossa Igreja em sua história de mais de dois mil anos de fundação:

o Promove a caridade aos mais necessitados – Ex. Caritas (ajuda aos flagelados de enchentes, terremotos, pessoas pobres).

o Ajuda no desenvolvimento da educação.

o Defende a vida, especialmente diante dos avanços científicos (falar da Gincana pela Vida)

o Motiva a sociedade a adotar formas dignas e saudáveis de viver, conforme o plano de Deus.

o Denuncia as injustiças sociais, tiranias e falta de liberdade.

o Está comprometida com os valores do Evangelho propostos por Jesus “Que todos tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10, 10).

 

Agir

·     Procurar ser mais assíduo às celebrações e missas da comunidade.

Convidar um amigo (a) que está fora da catequese, para uma visita à sala nos próximos encontros. Combinar com o catequista como pode ser feito isso.

 

Celebrar

- Invocar o Espírito Santo

 

- Vamos agradecer a Deus por querer a nossa ajuda na construção do Reino, através da Igreja e pedir a sua ajuda rezando (escrever no quadro ou numa cartolina): “E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, daí força para construirmos juntos o Vosso Reino que também é nosso. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém” (Oração Eucarística V da Liturgia da Missa)

 

- Encerrar com a Profissão de Fé.

 

 


Ser igreja

 

A Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade. Ela conserva a memória das Palavras de Jesus e transmite de geração em geração os testemunhos dos apóstolos. É como uma mãe, que ensina aos seus filhos.

A palavra IGREJA, (de or. Grega) significa chamar, convocar, reunir, reunião, assembléia.

Na Bíblia encontramos outras palavras que definem igreja: povo de Deus, família de Deus, Reino de Deus, corpo de Cristo, Templo de Deus, etc.

Portanto, igreja é uma assembléia formada por pessoas chamadas por Jesus para pertencerem a Deus. Entre as pessoas existe uma coisa em comum que as une: Fé e Amor.

A igreja nasceu da vontade de Deus, está nos planos Dele, desde o principio. Deus criou toda a humanidade, pensando em uma grande comunhão (comum união). Essa comunhão de vida se realiza pelo chamado dos homens e mulheres em CRISTO. E esta incorporação dos homens em Cristo, é a IGREJA.

 

1. Instituída por Jesus Cristo:

O Reino de Deus se manifesta aos homens pela palavra, na obras e em Jesus Cristo. Jesus traz em si a presença do Reino. Como ponto de partida, Jesus escolheu 12 apóstolos (lembrar as 12 tribos de Israel- herança da antiga aliança com o povo de Israel- escolhido de Deus). Os 12 apóstolos são a base e coluna mestras da Igreja e junto com os discípulos, Jesus é o seu pastor e eles são a família de Jesus e participam da mesma missão de Jesus na terra. Ai nasce a IGREJA, que depois é difundida pelo Espírito Santo (pentecostes).

 

2. Manifestada pelo Espírito Santo:

Terminada a missão de Jesus, Deus enviou seu Espírito santo para SANTIFICAR a Igreja de maneira permanente. (pentecostes). O Espírito Santo está na igreja e a santifica. Sendo que ela é ao mesmo tempo uma comunidade hierárquica (obediente aos bispos e papas) e carismática (pois é animada pelos carismas ou dons do Espírito Santo) .

 

3. Ao mesmo tempo visível e espiritual:

É visível por ser feita de pessoas e espiritual pelo mistério que não vemos. É humana e divina, por ser formada por pessoas e instituída por Deus, sendo animada, impulsionada, pelos dons do Esp. Santo.

 

4. Mistério da união das pessoas com Deus:

Na Igreja se dá a comunhão das pessoas com Deus por meio do amor, que é o ponto alto do ensinamento de Jesus Cristo. Os 7 sacramentos são os canais da graça de Deus. Na verdade, Cristo é o grande Sacramento do Pai. A união intima das pessoas com Deus é o primeiro objetivo da Igreja.

 

5. Identidade:

5.1- Una-  Jesus fundou uma só igreja, uma só doutrina, um só culto e um só governo. “Quem não está comigo é contra mim” (Mt, 12,30) // “ Um só senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e pai de todos”(Ef 4, 3-6). Jesus pede que todos os crentes (pessoas q tem fé) sejam unidos na fé, sendo um sinal da igreja para todo o mundo. O povo deve ser unido num só sentimento e num mesmo pensar.

5.2- Santa- Santa no seu fundador (Trindade santa), no seu fim (glória de Deus e a santificação dos seus membros- “Eu vim para que tenham vida e abundancia” - Jo 10,10), nos seus meios ( os sacramentos são os canais da graça de Deus, são meios de santificação), na sua doutrina ( a doutrina de Jesus é santa e divina) e nos seus membros (todo cristão que vive em graça é santo. Jesus prometeu levar a todos os povos a salvação).

5.3- Católica- Católica  = universal. Jesus fundou a igreja, que é universal, para salvar a todos os povos, indiferente de raças ou condição social. Jesus pregou uma doutrina universal, de salvação. A igreja é católica desde o dia de pentecostes. Jesus chama a todos para o seu reino.

5.4- Apostólica- a Igreja foi e continua sendo construída sobre o fundamento dos Apóstolos, que foram ensinados, escolhidos e enviados pelo próprio Jesus Cristo. E hoje ela continua sendo direcionada pelos sucessores dos apóstolos, que são os bispos e papas, etc.