Santíssima Trindade- Creio

 

Objetivos

Conhecer o símbolo dos apóstolos, na qual é a expressão da estrutura e profissão de fé cristã.

Conscientizar que o cristão que foi batizado professa sua fé no Deus Verdadeiro.

 

Preparação para o encontro

Bíblias, cópias das atividades;

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Converse com os catequizandos sobre questões que aceitamos como verdades para mostrar que crer faz parte de nossa vida, muitas vezes sem provas.

- Exemplos de questões:

o O homem foi para a lua, certo? Como sabemos que é verdade?

o A terra gira em torno do Sol? Como podemos ter certeza?

o Quando doente você foi ao médico e ele lhe deu remédios, você tomou? Como pode ter certeza de que ele não estava lhe dando um veneno?

 

- Explore a relação em acreditar nestas e em outras questões e na Palavra de Deus. Aceitamos muitas coisas como verdades, não questionamos! Mas quando o assunto é religião ficamos cheios de porquês! As pessoas acreditam em muitas coisas, mas com facilidade duvidam da Palavra de Deus.

 

- Convide-os a ler Hb 11, 1-12 para que possam perceber que apesar de não ser possível provar podemos dar razões de nossa fé – ou seja podemos com a nossa própria vida explicar porque acreditamos em Deus.

 

-Dinâmica sobre a Santíssima Trindade
Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que os catequizandos se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".

 

- Converse sobre as maravilhas criadas, a perfeição da natureza, do universo, do corpo humano, como funcionam... as descobertas dos cientistas... o DNA... nossa visão..., o funcionamento do cérebro... quanto mais os cientistas nos revelam suas descobertas mais percebemos que seria difícil existir tanta perfeição sem que o autor fosse Deus.

 

- Agora pergunte que imagem têm de Deus – quem é Deus para eles. Refletir sobre que imagem de Deus nós temos.

 

Iluminar

- Falar sobre o ano da Fé.

 

- Explicar que a fé é um ato pessoal (Deus nos fez livres para acreditar ou não) – mas é também um ato eclesial, isto é, da Igreja (CIC 166-169).

 

- A Igreja é formada por pessoas de diferentes línguas, culturas e ritos. Por causa disso, desde os primeiros séculos a Igreja adotou uma fórmula para que todos os cristãos em todas as partes do mundo usassem uma linguagem comum para exprimir a sua fé – daí nasceu a oração do Credo.

 

Trabalhar o credo, símbolo dos apóstolos, profissão de fé.

- Esta oração apresenta as verdades que cremos, gerando em nós uma comunhão com os irmãos e com a Santíssima Trindade.

- Mostrar nossa profissão de fé no Deus único, apresentando os seus atributos de Pai, Todo- Poderoso e Criador.

- Recordar a criação do mundo que é o começo e o fundamento de todas as obras de Deus.

- A oração do credo é rezada em especial na missa e no início do terço.

 

Comentário Catequético

 O Credo é a nossa “Profissão de Fé”. Cada vez que o rezamos expressamos de modo sintético e transmitimos a fé. São verdades de fé que devemos rezar com o coração e a alma, e não simplesmente pronunciá-las com os lábios.

 No Credo proclamamos que há um só Deus verdadeiro, Uno e Trino, Puro Espírito e Ser perfeito, Criador e Senhor do céu e da terra. É o Senhor, “Aquele que é”. Javé é o Seu Nome (cf. Ex 3,15). Deus é a plenitude do ser e de toda a perfeição.

Crer em Deus significa ter fé em tudo àquilo que Ele nos revelou e a Igreja Católica nos ensina com obrigação de crer. Crer não é facultativo para o ser humano, mas obrigatório, necessário, e a fé deve ser defendida contra os perigos e cultivada continuamente. O que mais acrescenta à fé, ademais da prática religiosa inteligente, é a leitura dos bons livros, e o que mais a compromete é a leitura dos livros maus e a vida desregrada.

Assim, professamos a nossa fé na Santíssima Trindade. A fé é a resposta que o ser humano dá ao amor que Deus tem pela humanidade. Deus é o Ser espiritual eterno que transcende o mundo e a história, sempre pronto a perdoar, basta que nos arrependamos e peçamos-Lhe perdão. O Senhor também é o Ser transcendente, onipotente, pessoal e perfeito: Ele é a Verdade e o Amor.

 

Agir

Reze bem devagar a oração do Credo, pensando no significado da fórmula que você aprendeu hoje, pedindo a Deus para aumentar a sua fé.

 

Celebrar

Oração final: Creio

 

 


O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Quem é Deus?

Deus é um só em três pessoas. Ele é PAI e FILHO e ESPÍRITO SANTO.

É um Deus UNO e TRINO. É modelo de amor e de família a ser seguido pela humanidade.

Esse mistério não cabe em nossa razão, mas deve ser reverenciado e amado.

Nós chamamos esse mistério de Santíssima Trindade.

Pai - Criador - 1ª Pessoa da Santíssima Trindade

Deus é Amor. Em cada parte desse mundo maravilhoso que Deus criou, nós podemos ver o Amor infinito que Ele tem por cada um de nós. Quando nos criou, Deus nos fez a sua imagem e semelhança e nos encheu de dons. Desde o Primeiro Testamento, através dos profetas, Deus se revelou aos homens e se mostrou um Deus presente, que cuida de seu povo.

Filho - Salvador - 2ª Pessoa da Santíssima Trindade

Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus, que por nos amar tanto, quis ficar bem perto de nós e tornou-se homem. Jesus nos ensinou que Ele é o único caminho que leva a Deus. Nos amou a tal ponto que aceitou morrer na cruz para nos salvar. Mas ressuscitou e está vivo e presente no nosso meio!

Espírito Santo - Santificador - 3ª Pessoa da Santíssima Trindade

Jesus não quis nos deixar sozinhos, Ele sabia que quando subisse ao céu os discípulos iriam ficar tristes e se sentindo abandonados, mas todas as coisas bonitas que Ele ensinou não podiam ser esquecidas. Por isso Jesus prometeu que o Espírito Santo viria para ser nossa luz. E o Espírito Santo veio para nos dar força, coragem e alegria.
 

O Dogma da Santíssima Trindade

A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.
Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.
Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.