História do Povo de Deus – Antigo Testamento

 

 

Objetivos

Mostrar que o sofrimento entra no mundo por causa do pecado e levar o catequizando a louvar a DEUS pela promessa do Salvador JESUS.

 

Preparação para o encontro

Bíblias.Cópias do resumo.

 

Acolhida

Oração inicial: Invocação à Santíssima Trindade. Pai Nosso.

 

Ver

1 - Motivação:

Escrever no quadro ou cartaz: “DEUS criou o homem à sua imagem e semelhança. DEUS viu que era muito bom!”

ü       Que você acha disso?

ü       Como está o mundo?

ü       Está do jeito que DEUS criou?  O que está diferente? (incentivar os catequizandos participar)

 

O pecado–  Gn 3,1-.21.23-25  – DEUS criou a terra para que o homem usufrua dela e possua vida plena, isto é, árvore da vida. A condição única é o homem se subordinar a DEUS: obedecer ao seu projeto de vida e fraternidade e não querer decidir por si mesmo o que é bem e o que é mal, isto é, comer o fruto da árvore do bem e do mal, a fim de não ser causa a espécie alguma de opressão e morte. 

A mídia nos apresenta o pecado com nome bonito, por exemplo: Temos o aborto que é “interrupção voluntária da gravidez”,  não se refere a morte de um indefeso inocente que tem direito de viver.  Uma clínica de aborto recebe o nome  inócuo, até atraente, Centro de Saúde Reprodutiva, o crime da eutanásia recebe o nome brandamente de morte com dignidade.

Os "males continuam quase invisíveis", porque a mídia os apresenta como "expressão do progresso humano", como exemplo casamento de pessoas de mesmo sexo.  

Enfim, são tantos os motivos que ajudaram a estragar o mundo. O  homem não precisa de DEUS, ele mesmo pode resolver a situação com suas próprias idéias e um negativo progresso.

E muitos cristãos vão entrando nessa e questionam se que a Igreja está atrasada!

E assim foi desde a origem e hoje veremos como tudo começou. O pecado original se refere à origem do mal e sofrimento de toda a humanidade, ou seja, os nossos primeiros pais, que a Bíblia chama de Adão e Eva. A raiz do mal está na escolha errada que a pessoa faz diante de DEUS, pois recusa assumir sua condição de criatura e tenta ocupar o lugar do Criador.

Perguntas utilizadas para discutir ou introduzir o tema (pode servir de quebra-gelo):

- O que é uma aliança?

- Para que serve uma aliança?

Dê exemplos de alianças.

O que necessita para que uma aliança seja mantida? (Fidelidade, responsabilidade, diálogo, atenção...)

O que se assume em uma aliança?

Gn 9, 8 – 13; Gn 15, 7 – 10  e  Gn 17, 4 – 7 e 9.

 

Iluminar

Explicar a História da Salvação.

Jesus é a nova aliança. O sangue de Jesus selou a aliança; ele foi o cordeiro imolado.

 

Agir

Assumir mais concretamente o Projeto de Vida que Deus tem para nós.

Ser grato a Jesus por ser nosso salvador.

 

Celebrar

Avisos

Oração Final

 O plano de Deus

 

CIC 1 - Deus, infinitamente Perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada. Eis por que, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-lo, a conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade de sua família, a Igreja. Faz isto por meio do Filho, que enviou como Redentor e Salvador quando os tempos se cumpriram. Nele e por Ele, chama os homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus filhos adotivos, e portanto os herdeiros de sua vida bemaventurada.

CIC 27 - O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:

O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador.

 

1. A criação

 

CIC 279- "No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Com essas solenes palavras inicia-se a Sagrada Escritura. O Símbolo da fé retoma estas palavras confessando Deus Pai Todo-Poderoso como "O Criador do céu e da terra", "de todas as coisas visíveis e invisíveis". Por isso, falaremos primeiro do Criador, em seguida de sua criação e, finalmente, da queda no pecado, do qual Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio resgatar-nos.

CIC 280-  A criação é o fundamento de "todos os desígnios salvíficos de Deus", "o começo da história da salvação", que culmina em Cristo. Inversamente, o mistério de Cristo é a luz decisiva sobre o mistério da criação; ele revela o fim em vista do qual, "no princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1): desde o início, Deus tinha em vista a glória da nova criação em Cristo.

CIC 291- "No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus... Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito"(Jo 1,1-3). O Novo Testamento revela que Deus criou tudo por meio do Verbo Eterno, seu Filho bem-amado. Nele "foram criadas todas coisas, nos céus e na terra... tudo foi criado por Ele e para Ele é antes de tudo e tudo nele subsiste" (Cl 1,16-17). A fé da Igreja afirma outrossim a ação criadora do Espírito Santo: Ele é o "doador de vida" "o Espírito Criador" ("Veni, Creator Spiritus"), a "Fonte de todo bem.

 

2. O pecado Original

 

O que é o pecado?

Denomina- se pecado o ato de transgredir ou rejeitar preceitos divino/ religiosos. Ato este que faz com que o individuo que o pratica se afaste da presença e auxilio do Sagrado.

Pecado é portanto a desobediência à vontade de Deus e a qualquer de seus mandamentos sendo ofensa pessoal ao Senhor.

Origem:

O pecado teve sua origem no início da vida humana. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e viu que era bom (cf. Gen 1,26). Confiou ao homem toda a obra da criação e o fez dominar sobre ela. Deus os criou à sua imagem e sendo assim os encheu de toda a Sua Graça e liberdade (CIC 396) dando apenas uma ordem de restrição: ¨E o Senhor ordenou ao homem: Você pode comer de todas as árvores do jardim. Mas não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal porque no dia em que dela comerdes com certeza morrerás¨ Gen 2,16-17

O homem, tentado pelo diabo deixou morrer em seu coração a confiança em seu criador e abusando de sua liberdade desobedeceu ao mandamento de Deus(CIC 397), dessa forma deu- se origem ao que hoje chamamos pecado original. Este nos é passado como uma herança espiritual deixada por nossos primeiros pais, assim como herdamos características físicas e psicológicas de nossos pais biológicos.(cf. Rm 5, 19/ CIC 402- 03).Não há como fugir disso. Obs; A única exceção é

Maria preparada especialmente por deus para ser mãe de Seu Filho.

O ato de desobediência cometido por Adão e Eva se deu por eles terem aceitado a tentação, (Gen 3,1- 6).

 

3. Deus prepara o mundo para a vinda do Salvador

 

Como Deus é cuidadoso em suas obras! Tudo o que Ele faz é bem feito. Nada existe à toa, sem sentido. Mas tudo bem pensado, bem preparado.

A vinda de seu filho ao mundo também não foi de uma hora para outra, nem foi por acaso. A vinda de Jesus ao mundo foi o acontecimento mais importante da história dos homens.

Durante muito tempo, Deus preparou um povo a fim de que quando Jesus chegasse, pudesse realizar sua obra de salvação. Deus preparou nosso mundo para seu filho Jesus poder morar no meio de nós.

Jesus, pela sua vida, paixão, morte e ressurreição colocou todos os homens e o mundo na presença e na amizade de Deus.

 

DEUS nos prometeu o Salvador. Mas para que isso fosse possível DEUS primeiro preparou o Seu Povo.

 

3.1- Noé: Dilúvio (prefiguração do batismo);

Gn6, 1-22 -  DEUS para purificar e corrigir o homem envia um grande castigo que foi o dilúvio sobre a humanidade pecadora. O autor sagrado narra de uma forma humana, embora falando de DEUS. Com isso ele quer nos mostrar o tanto que o pecado desagrada a DEUS.  Ele condena sempre o pecado aprova o bem e tudo prevê sem tirar a liberdade de ninguém. No relato do dilúvio, somente um homem com sua família escapou: é o início de uma nova etapa na caminhada humana. Esta arca para nós que aqui estamos é a Igreja. Então falou DEUS a Noé. “ Sai da arca, com tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos“.   Disse também DEUS a Noé e a seus filhos: “Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade, assim com todos os seres vivos que estão convosco, todos os animais”.

A arca de Noé poderia retratar os muitos instrumentos e momentos de salvação que o Senhor continuamente nos proporciona e nem sempre somos capazes de aproveitar.  Quantas e quantas vezes somos convidados para participarmos da Igreja, e muitas vezes relutamos. Às vezes o convite passa por uma preparação para o Batismo, passa pela catequese, passa às vezes por dificuldades ou até mesmo numa alegria, e nós, não percebemos a presença de DEUS e deixamos passar a sua Graça. Não prestamos atenção nestes sinais e acabamos por perder a arca e nos afogando no dilúvio da vida como aconteceu no tempo de Noé. Toda criação se extinguiu.

Arca (Prefiguração da Igreja).

CIC 56 - Desfeita a unidade do gênero humano pelo pecado, Deus procura antes de tudo salvar a humanidade passando por cada uma de suas partes. A Aliança com Noé depois do dilúvio exprime o princípio da Economia divina para com as "nações", isto é, para com os homens agrupados "segundo seus países, cada um segundo sua língua, e segundo seus clãs" (Gn 10.5)

Entrou na Arca todos, um casal, de tudo o que é criatura que tem sopro de vida. Gn7,15-16 – Ah, que assim seja com cada um de nós. Que DEUS nos conceda a graça de entrar na Arca Celeste e com Ele permanecer eternamente!

 

3.2- As Alianças.

 

3.2.1- Os Patriarcas (Abraão/Isaac/Jacó).

O povo eleito

Assim como a chegada de uma pessoa querida em nossa casa é motivo de muita alegria, de muita espera e preparativos, assim também a chegada de Jesus foi preparada cuidadosamente por Deus. Para a vinda de Jesus, Deus preparou um povo, uma nação. O homem escolhido para iniciar esta tão grande obra foi Abraão.

– Abraão – Pai do povo eleito

Abrão era caldeu, vivia na cidade de Ur, na Caldeia (hoje é região do Iraque), quando foi chamado por DEUS por volta de 1850 a C.  Em Ur prestava-se culto aos deuses do céu; as divindades eram identificadas como os astros, cada cidade e, até cada família, tinha seu DEUS protetor. 

Abrão se distinguia dos demais habitantes por adorar a um DEUS único, enquanto todos ali eram politeístas, isto é, adoravam vários deuses. Por meio de Abrão, DEUS abençoa toda a humanidade dando início a uma nova etapa na história do seu povo.

Um dia, estando Abrão adorando a DEUS que ele tão pouco conhecia, sentiu no íntimo de seu coração algo de extraordinário que dizia: “Sai da tua terra, da tua casa paterna, e vai para a região que eu te mostrarei. Farei sair de ti um grande povo e te abençoarei” Gn12, 1-9.

DEUS lhe faz uma promessa: “ser abençoado e ter uma grande descendência” era a promessa da Aliança. Aliança quer dizer um pacto de amizade entre DEUS e os homens.  É esse mesmo o significado da palavra Testamento = pacto de amizade, de amor mútuo.

Em Gn16,1-4, Abrãao com a promessa que será pai de grande prosperidade, com 86 anos e não vendo como se realizaria a sua descendência, e, Sarai já com  idade avançada e estéril toma uma decisão: Entrega sua escrava Agar para garantir a descendência.  DEUS abençou Ismael, o filho de Agar, mas afirma que ele não será o filho da sua promessa, isto é, o filho da promessa virá do ventre de Sara.

No capítulo 17,1-8 do livro do Gênesis – Veja como inicia o texto “Eu sou o DEUS onipotente; anda em minha presença e sê perfeito”  E, nesta aparição também ordena a Abrão que se circuncidasse, ele que já estava com 99 anos e o filho prometido ainda não tinha sido gerado. 

Abrão estava com 99 anos e já contava certo que o herdeiro seria Ismael. Em Gn17,15-27 - Vemos que DEUS reafirma sua promessa de um filho de Abrão e Sarai. Vemos também a mudança do nome de Abrão para Abraão. 

A mudança do nome indica um compromisso com DEUS para realizar uma missão.  E a circuncisão é um rito que indica a pertença ao povo com o qual DEUS faz aliança. 

Graças a esta fé poderosa, Abraão tornou-se o pai de todos os crentes, ou o Pai da fé. Abraão é o pai da fé das três grandes religiões monoteístas; cristãos, Judeus e mulçumanos. 

  – Isaque, o filho da promessa

Chegando na terra prometida, Sara , mulher de Abraão, embora já idosa, deu à luz um filho de nome Isaque. Abraão começa a ver as promessas de Deus se realizarem. Certo dia, Deus apareceu para Abraão e lhe disse: “Abraão, toma teu filho Isaque e sacrifica-o em minha honra”. Abraão se assustou. Onde já se viu sacrificar o próprio filho? Ainda mais que através dele o povo eleito seria formado. Mas Deus queria provar a fé de Abraão.

Abraão obedece.

Isaque é levado pelo pai para o alto de um monte. Quando está para receber o golpe fatal do sacrifício, um anjo segura os braços de Abraão e diz: “Abraão não estendas a tua mão sobre o menino e não lhe faças mal algum, agora conheci que temes a Deus”.

Isaque teve dois filhos, Esaú e Jacó, que eram gêmeos. DEUS lhe confirmou a promessa que havia feito a Abraão: “Eu sou o DEUS de Abraão, teu pai. Nada temas, estou contigo. Eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência por causa de Abraão, meu servo”.

– Jacó e seus filhos

Esaú, o filho mais velho de Abraão, vendeu o seu direito de progenitura por um prato de lentilha.  Isso vem nos lembrar que às  vezes agimos assim, vendemos nossa liberdade de Filhos de DEUS, vendemos a nossa Vida eterna para nos entregar ao pecado e a  morte.

Jacó, neto de Abraão, viu o Senhor em sonho, que lhe disse:  “Todas as nações serão abençoadas naquele que há de nascer de ti” (Gn 28).  Jacó teve doze filhos. DEUS também o abençoou e deu-lhe um novo nome: Israel. Por isso, sua descendência passou a se chamar Israelita; nome com o qual são conhecidos até o dia de hoje.

Antes de morrer, Jacó abençoou os seus 12 filhos e anunciou que um  dos seus descendentes o quarto filho, Judá, deveria nascer aquele que era esperado por todas as nações, o Messias. Dos filhos de Jacó surgem as 12 tribos de Israel, o Povo de DEUS.

 

Abraão, Isaac e Jacó foram chamados de Patriarcas, pois foram os pais do povo de Israel.

 

3.2.2- A Escravidãoe a  libertação

CIC 62- Depois dos patriarcas, Deus formou Israel como seu povo, salvando-o da escravidão do Egito. Fez com ele a Aliança do Sinal e deu-lhe, por intermédio de Moisés, a sua Lei, para que o reconhecesse e o servisse como o único Deus vivo e verdadeiro, Pai providente e juiz justo, e para que esperasse o Salvador prometido.

-José no Egito.

José era um dos 12 filhos de Jacó. Por ser o filho mais querido do pai, José foi vendido pelos irmãos invejosos, para ser escravo no Egito.

José era muito bom e inteligente. Por isso o rei do Egito, deu-lhe um cargo muito importante. E num tempo de grande carestia em que o mundo inteiro padecia uma grande fome, José perdoou seus irmãos e convidou-os para virem ao Egito e trazerem o velho pai. No Egito, a família se estabeleceu e foi se desenvolvendo cada vez mais, conforme a promessa de Deus a Abraão.

- Moisés

O tempo passou. O povo cresceu muito em número.

Vieram outros reis que não conhecendo a José, transformaram todo o povo de Abraão, Isaque e Jacó em escravos. Eram muitos maltratados.

O povo clamou a Deus que enviasse um libertador para os livrar de tanto sofrimento. Deus ouviu as preces do povo aflito e enviou Moisés.

Deus apareceu para Moisés pela primeira vez numa sarça em chamas( Ex 3 ), no monte Horebe. E lhe disse:”… Eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo “(Ex 3.9-10).

Em companhia de Arão, seu irmão voltou para o Egito e contatou o faraó. Este parecia inabalável na decisão de manter os hebreus escravos (Ex 5.1-5).
Após ser atingido por dez pragas enviadas diretamente por Deus( Ex 7-12) .

Permitiu que o povo finalmente fossem libertos, comeram a páscoa e partiram em direção ao deserto (Ex 12.37-51). Era aproximadamente 3 milhões de pessoas.Começava a caminhada em direção a Canaã. A Bíblia fala em 600 mil (homens, sem contar as mulheres e crianças, eram aproximadamente 3 milhões de pessoas) andando pelo deserto durante 40 anos, em direção à terra prometida( Ex 12.37 ).

Ex14,15-26 - Após a ceia os israelitas passaram pelo mar vermelho e iniciaram uma longa caminhada para Palestina.  Então, a páscoa dos Judeus foi a libertação da escravidão do Egito para a terra prometida, Canaã.  Páscoa dos Judeus é a libertação da escravidão do Egito para Terra Prometida.

O povo inicia-se com Moisés a grande caminhada pelo deserto;  Sempre que o povo escolhe seguir seu próprio projeto, deixando de lado o Projeto de Deus, o paraíso deixa de existir e o povo sofre.  Quebra-se a comunhão a se dá a ruptura.

CIC 210- Depois do pecado de Israel, que se desviou de Deus para adorar o bezerro de ouro, Deus ouve a intercessão de Moisés e aceita caminhar no meio de um povo infiel, manifestando, assim o seu amor. A Moisés, que pede para ver sua glória, Deus responde: "Farei passar diante de ti toda a minha beleza e diante de ti pronunciarei o nome de Iahweh" (Ex 33,18-19). E o Senhor passa diante de Moisés e proclama: "Iahweh, Iahweh, Deus de ternura e de compaixão, lento para a cólera e rico em amor e fidelidade" (Ex 34,6). Moisés confessa então que o Senhor é um Deus que perdoa.

- Os Mandamentos – Confirmação da aliança entre Deus e os homens

Ex 19,1-15 - DEUS faz aliança com o seu povo. Aliança é o acordo feito entre Javé e o povo hebreu.  DEUS se compromete a estar sempre presente no meio do povo.  O povo se compromete a caminhar de acordo com a vontade de DEUS.  Desse modo, Israel torna-se propriedade especial de DEUS. A única autoridade é o próprio DEUS.

 

4- A Conquista de Canaã.

Moisés resistiu firme até à entrada de Canaã, infelizmente não pode entrar, apenas contemplou a terra (Dt 34.4,5 ) e foi levado por Deus. Josué tomou a direção do Povo e tomaram posse da terra Prometida.

“Eis a terra que jurei a Abraão, Isaac e a Jacó dar à tua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela (disse Deus). E Moisés morreu.” (Dt 34. 4,5).

Foram grandes e difíceis batalhas, até tomarem posse por completo de Canaã. Inicialmente o povo era dirigido pelos juizes ( Gideão, Eli, Samuel, etc).

a) A ocupação da terra aconteceu de forma paulatina, durou cerca de 50 anos até se concretizar. Porém, a cidade de Jerusalém só foi conquistada cerca de 250 anos mais tarde por Davi (2 Sm 5: 6-10).

b) A forma da ocupação foi diversa. Em alguns lugares houve uma ocupação pacífica. Em outros casos, houve a expulsão dos habitantes (reis das cidades-estado). Em outros lugares a posse da terra foi feita mesmo através de guerra de conquista.

c) A divisão da terra também foi muito interessante (Js 18:1-10), bem diferente da concentração agrária do Egito.

À medida que a terra ia sendo conquistada o autor nos informa que “A terra descansou da guerra” (Js 11:23/14:15). A conquista confirma a presença do Senhor junto ao povo e a realização do que havia prometido: “De todas as promessas que o Senhor fizera à casa de Israel nenhuma falhou, tudo se cumpriu!” (Js 21:45/23:14).

5- Os Reis

Com o passar do tempo os israelitas quiseram um rei que governasse sobre eles a exemplo dos outros povos. 1Sm8,4-22. Samuel então juiz da época, pediu a DEUS em oração, e o Senhor lhe ordenou que ungisse Saul, como 1º rei de Israel, mas Saul foi infiel e o povo israelita volta a sofrer. DEUS nosso Pai, que é só Amor, moveu-se de compaixão e ordena a Samuel para ungir rei o Davi.

O rei Davi, governou e  reinou segundo o coração de DEUS. Davi é considerado o rei mais importante que o povo da Bíblia teve em toda a sua história.  Foi rei durante 40 anos.  Ele venceu todos os povos vizinhos, uniu o povo e aumentou o seu Reino, porém sofreu grande perseguição por parte de seu filho Absalão . Davi foi um rei tão amado por Deus que DEUS lhe prometeu que um dos seus descendentes ocuparia o seu lugar trazendo para todo o povo O Salvador.   É por isso que encontramos na Bíblia a expressão “JESUS filho de Davi” ou “Hosana ao Filho de Davi”.  Por meio de Davi, DEUS reuniu as 12 tribos de Israel em um só reino e deu-lhes uma capital: Jerusalém.

A Davi, sucedeu o seu filho Salomão, que trouxe um tempo de grande prosperidade material e cultural para todo o reino.  Salomão, quando escolhido, teve medo de assumir o trono, pois era apenas um adolescente. 

Os últimos anos deste rei foram de decadência moral (apegou a várias mulheres adorou deuses falsos),  por causa disso, Salomão é castigado com a notícia que o seu reino seria dividido, o que ocorreu após a sua morte. Jeroboão passou a reinar no norte, Reino de Israel e Roboão, filho de Salomão, ficou com o Reino Judá. 

Mais tarde, o reino do Norte foi destruído pelos Assírios e o reino do Sul invadido pelos Babilônios. Suas terras foram povoadas por estrangeiros e seu templo destruído. 

Cinqüenta anos depois, os israelitas deportados da Babilônia puderam voltar, arrependidos e purificados de seus erros, foram morar numa parte da Palestina chamada Judéia, onde reconstruíram o templo.  Cada vez mais eles esperavam a chegada do descendente de Davi que iria restaurar Israel. 

O período dos Reis, vai do século XI ao século VI a C, teve vários reis que se destacaram por seu amor e zelo para com DEUS, mas também houve outros que foram infiéis a DEUS e opressores do povo.

 

6- Os Profetas

Com muitos reis maus governando, o povo voltou a se afastar de DEUS, pela infidelidade e idolatria.  Caiu no pecado, na desobediência.  Aí, surgiram homens sábios e santos, chamados profetas.  Foram homens de coragem, que falavam em nome de DEUS com entusiasmo, interpretando os sinais dos tempos, isto é, dando sentido às situações, denunciando os pecados do rei e do povo, que estavam promovendo todo tipo de injustiça, para com DEUS e para com o próximo.  Eles encorajavam o povo para que voltasse ao Senhor de todo o coração Jr18,11; Ez18,32; Os12,6 e Zc1,4.

 

7- A Plenitude dos tempos (A realização da promessa).

JESUS Cristo é o Filho de DEUS feito homem para nos salvar. JESUS quer dizer: “DEUS salva”.  No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio JESUS, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão.

Em JESUS, portanto, DEUS recapitula toda a sua história de salvação em favor dos homens.  Com JESUS Cristo, cumpre-se a Nova e Eterna Aliança de DEUS com a humanidade. Pela sua vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão. Toda a vida de JESUS é mistério de Redenção.  A redenção nos vem antes de tudo pelo sangue da cruz, mas este mistério está em ação em toda a vida de Cristo. Já na sua Encarnação pela qual, fazendo-se pobre, nos enriqueceu pela sua pobreza. Na vida oculta, que pela sua submissão, serve de reparação para a nossa insubmissão, na sua palavra que purifica ouvintes.

Toda a vida de Cristo é mistério de Recapitulação.  Tudo o que JESUS fez, disse e sofreu tinha por meta restabelecer o homem caído na sua vocação primeira, que é o da santidade.  JESUS Cristo não veio somente como Salvador do povo de Israel, mas como Salvador de toda a humanidade.

Com o Senhor, Cristo é também a cabeça da Igreja, que é seu Corpo.  Elevado ao céu glorificado, tendo assim cumprido plenamente sua missão. Ele permanece na terra, na sua Igreja.  A redenção é a fonte da autoridade que Cristo, em virtude do Espírito Santo, exerce sobre a Igreja.