Abraão, Isaac e Jacó

 

Objetivos

Ensinar que Deus nos abençoa se deixarmos que ele nos guie em todas as nossas decisões.

Mostrar aos catequizandos que através de Abraão Deus faz uma segunda aliança com o homem.

Reconhecer na história de Abraão o convite que Deus nos faz para assumir a vocação de fazermos parte do povo de Deus

 

Preparação para

o encontro

Preparar no chão, no meio da sala, uma estrada feita em cartolina ou em papel jornal

para ilustrar o caminho de Abraão e sua família. Coloque uma bíblia e um cartaz (ou desenho no quadro) com a genealogia de Abraão até os doze filhos de Jacó.

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Relembrar o encontro passado.

 

Apesar de Noé ter sido um homem fiel, e do dilúvio ter lavado o pecado que contaminava a face da terra, as gerações seguintes continuaram a se afastar do caminho SANTO, e o mal continuava se multiplicando entre os homens.

Deus decide então separar seu povo do meio deste pecado.

 

Ver

Hoje vamos conhecer como se deu a história da formação do povo de Deus, o povo de Israel.
Após o pecado original, os homens viviam na esperança de que Deus cumprisse a Sua promessa de enviar um Salvador. Deus, então, decidiu preparar um povo, do qual deveria nascer o Messias, isto é, o Salvador.
Primeiro Deus escolheu um homem, de muita fé, chamado Abrão e lhe disse: "Abrão, sai da tua pátria, com tua família, e vai para a terra que Eu te mostrar. Farei de seus descendentes um povo muito grande" (Gn 12, 1-3)

 

Perguntar se alguém do grupo já mudou de casa, de cidade, de escola, de professores. Como foi essa experiência? Deixar que falem livremente.

A partir das respostas que derem sobre as mudanças na vida, conte a história de Abraão, como um homem que saiu de sua terra e que por sua confiança em Deus, recebeu uma promessa e bênção de Deus.

 

Questionar:

 Por que Abraão saiu da terra onde morava?

 Qual foi a promessa que Deus fez a Abraão?

 

Iluminar

Trabalhar a genealogia da família dos catequizandos.

 

Organize a árvore genealógica dos patriarcas: Abraão e Sara geraram Isaac, este com Rebeca gerou Esaú e Jacó que teve 12 filhos, para que os catequizandos possam compreender a família numerosa prometida por a Abraão.

Utilizando a árvore genealógica dos patriarcas, contar a história de Abraão a José (não precisa entrar em muitos detalhes sobre josé, já que no próximo encontro falaremosmais sobre ele).

 

- Deus, então, fez com Abrão uma aliança. Mudou seu nome de Abrão para Abraão que significa: pai de uma multidão e anuncia que ele e sua mulher teriam um filho. E um ano depois nasceu Isaac. Começou, então, a se formar o povo que Deus prometera a Abraão.
Alguns anos depois, Deus pediu a Abraão que oferecesse seu filho único e querido, em sacrifício. Abraão não entendeu e sofreu muito, mas acreditou em Deus e obedeceu. Quando estava pronto para oferecer seu filho, um anjo segurou sua mão e disse: "Abraão, não faças mal ao menino! Agora sei que temes a Deus: tu não me recusaste teu filho, teu único" (Gn 22, 12)
Deus o abençoou, por tão grande prova de fé, e fez com ele uma aliança, anunciando que da sua descendência nasceria o Salvador. (Gn 22, 1-18)
- Isaac, filho de Abraão, teve dois filhos gêmeos: Esaú e Jacó. Deus lhe confirmou a promessa que havia feito a Abraão: "Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Nada temas, estou contigo. Eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência por causa de Abraão, meu servo" (Gn 26, 24)
- Jacó, neto de Abraão, viu o Senhor em sonho, que lhe disse: "Todas as nações serão abençoadas naquele que há de nascer de ti" (Gn 28)
Jacó teve 12 filhos. Deus também o abençoou e deu-lhe um novo nome: Israel. Por isso, sua descendência passou a se chamar Povo de Israel, nome com o qual são conhecidos até o dia de hoje. E a esse povo foram sempre renovadas as promessas da salvação.
- José, o 11º filho de Israel, era bom e reto, era o filho predileto de seu pai, o que causava inveja a seus irmãos. Além disso, José costumava ter sonhos, nos quais os irmãos apareciam sempre se curvando diante dele, como se ele fosse o mais importante. Isso aumentava a inveja dos irmãos, que resolveram matá-lo. Um dos irmãos, porém, resolveu vendê-lo como escravo a uns mercadores que iam para o Egito.

Obs: Comente a história de Abraão e do início do Povo de Israel, procurando ligar com a vida: também somos chamados por Deus, para isso é preciso perceber sua voz nos fatos da vida e segui-la.

 

- Depois do "não" que o homem disse a Deus (Adão e Eva), Abraão é o homem que disse SIM a Deus.

Apesar de idosos, Abraão e Sara tiveram um filho. Ficaram tão felizes que lhe deram o nome de Isaac, que na língua hebraica, significa “riso”, “alegria”.

Isaac, quando moço, casou-se com Rebeca; desse casamento nasceram Esaú e Jacó.

Jacó, por sua vez, foi pai de 12 filhos. Assim começou a se formar o grande povo que Deus havia prometido a Abraão.

Esse povo recebeu vários nomes no decorrer da história:

 povo de Deus;

 povo escolhido;

 povo israelita ou de Israel;

 povo hebreu;

 povo judeu.

Agir

- Nós temos a coragem de deixar as coisas que gostamos para fazer o que Deus pede?
- Procuramos sair da nossa "terra", ou seja, sair do nosso próprio egoísmo para ajudar as pessoas que precisam da gente?

Celebrar

Assim como Deus chamou Abraão, Isaac e jacó, Deus chama cada uma de nós para uma missão, grande ou pequenininha.
Muitas vezes não a entendemos, não gostamos ou até achamos impossível cumpri-la.
Coragem! Tenha fé, confie no amor e na vontade de Deus para você!
Deus não se engana e nem nos engana...
Deste modo, você também poderá colaborar com o Seu plano de amor!

 

Oração final

Catequista: O Senhor é nosso Deus. É um Deus fiel e amoroso que deseja fazer uma aliança de amor com todos e cada um de nós.
Todos: Eis-me aqui, Senhor, para fazer Tua vontade, para viver do Teu amor.

 

Fazer orações espontâneas lembrando de pessoas conhecidas, parentes, amigos que precisaram deixar o lugar onde viviam para poder ter uma vida melhor. Encerrar com a oração do Pai Nosso.

APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

Uma pessoa precisa fazer muitas mudanças ao longo da sua vida, pois estamos em constante movimento. As crianças mudam de escola, os jovens mudam de vida quando chegam à maioridade, os adultos mudam de emprego, de casa e até de cidade. Existem pessoas que são obrigadas a deixar a sua terra para ir em busca

de condições melhores de vida.

Por volta do ano de 1850 a.C., um homem chamado Abraão deixou a sua terra em Ur, na Caldéia e foi para uma terra distante. Não foi uma mudança qualquer. Este homem recebeu um chamado de Deus para deixar o lugar onde morava com sua família, pois havia um plano para Ele. Com Abraão começa a história do Povo de

Israel.

Deus não escolheu Abraão por causa dos seus méritos. Chamou um homem comum, que vivia uma vida comum como os outros homens de sua época. No cotidiano da vida a ação de Deus acontece, mas conta com a colaboração humana.

Vejamos alguns fatos da vida de Abraão - O grande patriarca do Povo da Bíblia (cf. Gn 12,1-

8):

 Deus convidou Abraão a deixar a sua terra e ir para um lugar desconhecido, pedindo que deixasse tudo: sua casa, sua segurança, sua estabilidade. A partir dai, o futuro seria incerto, pois iria para uma terra desconhecida e enfrentaria desafios novos.

Poderia negar o pedido de Deus, mas movido pela confiança, aceita deixar o seu passado para se aventurar diante do chamado de Deus.

 Deus promete formar dele um grande povo. Pediu tudo a Abraão, mas também lhe concedeu uma grande graça, deixando lhe uma promessa: "Farei de ti uma grande nação e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se tome uma benção!" (Gn 12,2). Apesar de sua esposa ser uma mulher estéril, Abraão acredita na Palavra de Deus.

 Jesus é da descendência abençoada de Abraão. Os descendentes de Abraão formaram o Povo de Israel. Deste povo saiu Jesus de Nazaré. Quase vinte séculos antes do nascimento de Jesus, Deus já estava preparando os caminhos para vir habitar no meio de seu povo. Deste modo, Jesus é a bênção da promessa feita a Abraão.

Assim como ele, nossa vida também encontra o seu sentido na relação com Deus e na vocação que decorre deste diálogo. Também nós somos chamados a ter a coragem da mudança e da obediência a Palavra de Deus. Certamente também a nós esta reservada uma bênção. Acima de tudo, já somos herdeiros da bênção de

Abraão, pois estamos unidos à sua descendência por Jesus Cristo: somos irmãos de Jesus, participantes de seu povo, configurados a Ele pelo Batismo.

Fonte: Crescer em Comunhão, Livro do Catequista, Vol. II, Ed.Vozes, 2008 – p.57-58