Moisés e o êxodo

Objetivos

Ensinar que Deus era o líder dos israelitas.

Ensinar que Deus quer ser nosso líder hoje.

 

Preparação para o encontro

Bíblia; cópias das atividades.

Prepare um caminho com paradas para ilustrar a caminhada do Povo de Deus. Em cada parada coloque algum símbolo (cesto, sandálias, cajado, Tábuas da Lei...) que ilustre um momento da vida de Moisés e seu caminho com o povo: Moisés salvo das águas, sua revolta contra o egípcio, a sarça ardente, seus diálogos com o faraó, as pragas, a saída do Egito, a passagem pelo Mar Vermelho, a Aliança no Sinai, a chegada à Terra Prometida.

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

 

Ver

Fazer o caminho com a turma ou mostrar as imagens das “paradas”:

1- Moisés salvo das águas- Mostrar o cesto e relembrar o que aconteceu com Moisés quando era pequeno.

2- sua revolta contra o egípcio- Mostrar a imagem de uma pirâmide (ou figura que represente o Egito) e contar que Moisés foi criado pela princesa Egípcia, mas teve que abandonar o Egito porque matou um soldado.

3- a sarça ardente- Mostrar a sandália e o cajado e contar que Moisés é chamado por Deus (episódio da Sarça ardente- Êxodo 3, 1-12.15) para libertar os hebreus.

4- seus diálogos com o faraó, as pragas- Mostrar desenhos das pragas.

5- a saída do Egito- Mostrar a figura de um cordeiro. A partida do povo hebreu rumo a “terra prometida” é celebrada pela páscoa, que significa passagem. É Deus que passa com seu poder vencendo a teimosia do faraó; é o povo que passa da escravidão à liberdade. Mas tarde, Jesus fez algumas modificações neste rito, ao celebrá-la na véspera de sua morte. A saída do Egito foi difícil. Na ultima hora, o faraó arrependido, mandou seus soldados atrás dos hebreus. Moisés, paciente e firme, teve confiança em Deus.

6- a passagem pelo Mar Vermelho- Mostrar uma imagem do mar.

Ao chegar no mar Vermelho, Deus providenciou condições especiais para atravessar o seu povo: um vento forte soprou a noite toda e as águas do se afastaram. O povo atravessou a pé o leito seco do mar, mas quando aos egípcios chegaram as águas voltaram ao lugar. O povo temeu ao Senhor e teve fé nele e em seu servo Moisés.

7- a caminhada no deserto- Mostrar imagem do Deserto- Deus conduziu o seu povo pelo deserto até o Monte Sinai.

8- a Aliança no Sinai- Mostrar a imagem de uma montanha.

Deus se manifestou a Moisés e ao povo, no Monte Sinai, cinquenta dias após a primeira Páscoa.
Deu-lhes os 10 mandamentos que constituem a Sua Lei (Êxodo 20) : a Lei do amor a Deus e ao próximo.
Os 10 Mandamentos expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, eles mostram como Deus quer que os homens vivam, para serem santos e felizes.
E o Senhor escreveu nas tábuas (pedras) a Sua Lei, o texto da Aliança, que apresentamos de forma resumida:
1) Amarás a Deus sobre todas as coisas
2) Não dirás seu Santo Nome em vão
3) Santificarás o Dia do Senhor
4) Honrarás pai e mãe
5) Não matarás
6) Não pecarás contra a castidade
7) Não furtarás
8) Não levantarás falso testemunho
9) Não desejarás a mulher do próximo
10) Não cobiçarás as coisas alheias
No dia seguinte, Moisés celebrou a aliança de Deus com o seu povo, e as tábuas foram guardadas numa arca feita de madeira e recoberta de ouro, a Arca da Aliança. E após 40 anos no deserto, o povo chegou a Canaã, a Terra Prometida.
9- a chegada à Terra Prometida- Mostrar imagem de paisagem com palmeiras-

Moisés, conduziu seu povo até uma região próxima das planícies do rio Jordão, a terra da Palestina.

Moisés que saiu em busca da terra prometida, morreu antes de lá chegar.

 

Iluminar

Debate: o que é lei? Por que existem leis?

 

Na lei existem regras ou mandamentos que regem uma sociedade. Pela lei, por exemplo, todos nós devemos pagar impostos e obedecer as normas de trânsito. Sem a existência de leis, a sociedade seria caótica, confusa, ainda mais injusta e perversa - sem lei não há ordem!

Leitura em classe: Êxodo 20.1-17 - explique o sentido das palavras ou expressões que talvez não conheçam bem.

O objetivo dos mandamentos: o equilíbrio do homem com Deus e seus semelhantes. Quando um dos mandamentos é violado, rompe-se este equilíbrio, e a paz e harmonia são prejudicados. O homem é o principal interessado e beneficiado por estes mandamentos, já que eles são princípios universais de convivência, em defesa da família, da propriedade, da vida e da saúde espiritual e mental.

 

Conversar com os catequizandos sobre a Aliança que Deus fez conosco através dos Dez Mandamentos.

 

Dinâmica: Orientação

Objetivo: compreender que não há melhor guia e orientador que Deus.

Norte, sul, leste, oeste.

O orientador explica que cada parede da sala será um ponto cardeal (norte, sul, leste, oeste).

Então o joga consiste em fala um dos pontos e as crianças virarem para aquele lado. Quem for errando sai do jogo até sobrar só um.

 

Agir

Pense bem:
Deus quer que todos nós, também eu e você, tenhamos confiança no Seu Amor por nós.
Deus chama cada um para uma missão.
Só obedece quem confia e tem certeza de que Deus é nosso Pai, e só quer o nosso bem.

 

Celebrar

Oração Final:

Pai do céu, Deus de infinita bondade, vós me destes prova de vossa proteção e de vosso amor. Enviastes Moisés para libertar o povo Israelita e também cada um de nós.

Eu te louvo e glorifico por ensinar-me como devo viver.

Pai do céu me ajuda a ser parecido com Moisés , para lutar contra a opressão orientando e ajudando as pessoas que precisam de mim. Amém!

 

 


APROFUNDAMENTO

 

Do mesmo jeito que Deus escolheu Abraão para formar o seu povo, escolheu também um homem para libertar os hebreus da escravidão do Egito.

Deus vê o sofrimento do povo hebreu e se lembra da aliança que fez com Abraão, Isaac e Jacó.

Deus chamou Moisés e pede para que ele liberte o povo hebreu das mãos do Faraó.

Moisés, no inicio, teve muito medo da missão que Deus lhe confiara.

Como convencer o Faraó a deixar o povo hebreu sair do Egito? Como levar e orientar todo aquele povo até a terra prometida?

O povo confiaria nele?

Apesar de tudo, Moisés atendeu ao que Deus lhe pediu.

Foi uma tarefa longa e difícil que só se pode realizar com a graça e o poder de Deus.

Moisés vai com seu irmão Aarão até o Faraó para pedir-lhe que deixe seu povo sair do Egito.

O Faraó, em vez de libertar o povo, exige ainda mais trabalho.

Moisés insistia para que o povo fosse libertado, e para mostrar o poder de Deus, jogou sua vara no chão e ela se transformou em uma grande serpente.

Mesmo assim o Faraó não acreditou achando que era apenas uma mágica.

Deus ficou triste com as atitudes do Faraó e resolveu mostrar sua força e seu poder, assim mandou 10 pragas que atormentaram os egípcios: rio transformado em sangue; rãs; mosquitos;moscas; morte de todos os animais do egípcios; feridas nos egípcios; chuva de fogo, pedras, raios e trovões; gafanhotos; uma grande escuridão e morte de todos os filhos mais velhos, primogênitos.

Todas estas pragas prejudicaram somente os egípcios, pois os israelitas acreditaram em Moisés, ele era o escolhido de Deus para libertar o povo da escravidão e antes de acontecer a última praga, Deus avisou todo o seu povo através de Moisés, que marcassem com sangue de um cordeiro as portas de suas casas, esse seria o sinal da Páscoa da libertação. Quando o Faraó viu seu filho morto, permitiu Moisés conduzir seu povo para outro lugar.

Na noite em que iam sair do Egito, os hebreus, seguindo o que Deus lhes indicara, celebraram uma Ceia, onde cada família comeu um cordeiro assado no fogo, pães sem fermento e ervas amargas.

Essa Ceia deveria ser feita de geração em geração, para celebrar o dia em que saíram do Egito, e até hoje ela é celebrada.

A saída do Egito, da terra onde haviam sido escravos, foi tão importante para aquele povo que até hoje os judeus, celebram com a Ceia, comemorando a saída do povo do Egito.

Depois, da Ceia todos os filhos de Israel partem em direção ao Mar Vermelho.

Quando o faraó viu que não tinha mais escravos se arrependeu de libertar o povo hebreu. Com sua tropa foi atrás deles para capturá-los.

O povo hebreu chega à beira do mar vermelho, Deus faz soprar o vento forte. O mar se abre e todo o povo

atravessa-o a pé enxuto.

Os Egípcios tentam segui-los.

O mar volta ao normal, cobrindo carros, cavalos e cavaleiros.

Os hebreus atravessaram o mar sem se molharem.

O povo de Israel tinha vivido muitos anos como escravos e já não sabiam mais se comportar como um povo livre.

Deus conduziu o seu povo pelo deserto até o Monte Sinai.

O caminho era árido e pedregoso, a caminhada era dura e cansativa. Os alimentos que haviam trazido do Egito estavam esgotando. Faltava água.

O povo esqueceu das obras de Deus,e, lembrando-se dos alimentos que tinha no Egito, começou a murmurar contra Deus e contra Moisés.

Para alimentá-lo deu-lhe o maná e as codornizes, e tirou da rocha a água para saciar a sua sede.

Deus conduz os hebreus pelo deserto e está presente no meio deles.

Deus educa seu povo determinando as condições de como receber o maná: uma vez por dia, uma medida por pessoa, exceto na véspera do sábado, pois o povo deverá respeitar o repouso.

Deus prova seu povo com algumas determinações a respeito do maná. O povo deve confiar em Deus e obedecer as suas leis.

A Bíblia diz que os Dez Mandamentos foram dados a Moisés no alto do Monte Sinai quando o povo de Deus caminhava pelo deserto, três meses depois que fugiram do Egito.

Moisés apresentou os Mandamentos ao povo, gravados em duas tábuas de pedra.

Os Dez Mandamentos eram leis para os israelitas viverem em paz e com ordem.

Eram dez leis que ensinavam o caminho para uma vida correta.

Cumprindo os Mandamentos, o povo demonstrava seu amor a Deus e Deus, por sua vez, cuidaria para sempre daquele povo.

Os Dez Mandamentos nos revelam o quanto Deus nos ama e até onde pode ir nossa liberdade.

Eles são as indicações que Deus nos dá para conduzirmos a nossa vida com dignidade.

Essas tábuas foram guardadas numa ARCA.

A ARCA é o sinal visível do pacto (compromisso) que Deus fez com seu povo, o qual aceitou e prometeu vivenciá-lo.

Na ARCA estavam guardadas as duas Tábuas da Lei.

Era levada à frente do povo durante toda a caminhada pelo deserto.

A “ARCA DA ALIANÇA” era guardada na Tenda, que era sinal do Templo que seria construído no futuro.

Durante muitos anos o povo caminhou por regiões desertas, sempre guiado por Deus, que orientava Moisés sobre o que devia fazer. Em muitos momentos o povo fraquejou na fé, desanimou... mas Deus, pela mão de Moisés, conduziu seu povo até uma região próxima das planícies do rio Jordão, a terra da Palestina.

Moisés que saiu em busca da terra prometida, morreu antes de lá chegar.

Para continuar a missão de Moisés Deus escolheu Josué e lhe disse: “Levante-se, atravesse o rio Jordão com todo o povo e entre na terra que darei a Israel”.

Os hebreus lutaram muito para conseguir chegar a Terra Prometida.

O povo passou a habitar essa terra, reconhecendo nela a “terra fértil e espaçosa” que Deus lhe prometera.

 

Recapitulando:

 

A antiga aliança

A criação do Pai é perfeita e maravilhosa, incluindo o próprio homem que somos nós.   O contato íntimo entre Pai e Filho faz parte do plano de aperfeiçoamento do homem interior, e que apesar do  seu afastamento de Deus, o homem jamais foi abandonado pelo Pai porque o ama.   Deus fez diversas alianças com os homens com o objetivo de reconduzir-los ao caminho de salvação e santificação plena.

HISTÓRIA

No principio Deus criou o céu e terra …

Criou também o homem e a mulher, segundo a sua imagem e semelhança …

Incluindo também aqui as virtudes Divinas invisíveis aos olhos, o raciocínio, a consciência, a inteligência, a liberdade, a capacidade de amar etc… Que são os Dons “presentes” mais preciosos de Deus para nós.

Deus olhou para a sua obra e viu que tudo era bom.

Aos olhos de Deus não havia defeito nenhum naquilo que havia sido criado, apesar de muitas vezes os homens criticarem a obra Divina, colocando defeito nas criações e culpando o Criador pelos seus próprios pecados.

Todo Recém nascido é incapaz de andar, falar ou sobreviver sozinho.

Nenhum homem ou mulher é capaz de deixar seu filho recém nascido sozinho, pois sabe que para sobreviver ele precisa de auxilio, se for deixado só, será morte certa.

Não foi por acaso que Deus escolheu uma família para que Jesus viesse ao mundo, e lá Ele ficou até seus 30 anos de idade.

Deus havia traçado um caminho de crescimento para o homem, pois apesar de ser semelhante ao Pai era necessário aprender e se desenvolver em todos os dons do Pai.

Semelhante não significa pronto e muito menos igual.

Gn 3, 8,11 - A fim de atingir este objetivo, O Pai mantinha um contato intimo com Adão no paraíso, o qual transmitia diretamente ao seu filho tudo aquilo que era necessário, diariamente transmitia seu amor e seus ensinamentos pois estava sempre presente.

Que criança não se esconderia logo após ter cometido uma arte ?Apesar deste contato intimo com o Pai, o homem caiu no pecado, mas ao invés de se arrepender e pedir seu perdão, preferiu se afastar e se esconder entre as arvores, criando assim o principal problema de relacionamento entre duas pessoas, que seria, a distância.A partir do primeiro pecado, rompeu-se este relacionamento, e com a distância do Pai, tornou este caminho mais longo e os planos de santificação mais complicados, pois o homem preferiu se esconder e se afastar do Pai, ao invés da reconciliação.    Criando assim um muro, um abismo, uma barreira entre Deus e sua criação. Tornou-se necessário a adoção de leis e regras, para que o homem continuasse o seu caminho de conhecimento e crescimento na presença de Deus.Podemos então dizer que a partir deste momento começou a nossa verdadeira história, a caminhada rumo ao nosso grande objetivo que é; Ser Santo como o Pai é Santo, ou seja, ser realmente semelhante ao Pai em toda sua plenitude, pois até então éramos apenas uma simples imagem.Dizem por aí que o filho é a cara do Pai, mas ele não é o Pai, se assemelha, mas só será mais semelhante ao Pai quando crescer e aprender a viver como ele vive, reagindo e agindo como ele.

A imagem, estatua, fotografia ou vídeo em movimento, não é o ser que ela retrata, apesar de ser idêntica, mas é apenas um reflexo, uma lembrança um indicador da aparência daquele que realmente É.

Deus com todo amor do seu coração fez de tudo para conduzir o homem no caminho certo, mostrou a sua vontade,  ofereceu seu perdão, mas o pecado levava o homem cada vez mais para longe da presença do Pai.

Quando Deus viu que o mal continuava seduzindo cada vez mais o coração humano, já quando tudo parecia perdido, Deus decidiu acabar com toda aquela criação, que um dia tinha declarado ser BOA, Porém, viu que ainda existia pelo menos um homem fiel na face da terra.

E por este motivo a sua criação não estaria totalmente perdida.

 

AS ALIANÇAS DE DEUS.

Uma Aliança é um compromisso feito entre duas partes, um contrato que ambos se comprometem a cumprir sendo fieis e obedecendo a todos os termos do acordo.

Que inclui também direitos e deveres.

Era composta basicamente de três coisas.

Sinais

Promessas

Deveres

 

1. Aliança com Noé;

Na primeira aliança de Deus com o homem, O Pai prometeu jamais destruir a sua criação.

Noé deveria, com seu exemplo, guiar toda sua descendência nos caminhos de Deus. Para que ele não se esquecesse desta ALIANÇA Deus colocou o arco íris nas nuvens como SINAL permanente para todas as gerações futuras.

O sinal da aliança no dedo, o que significa ?

Será apenas um sinal ?

Este sinal representa um compromisso entre duas pessoas, que apesar de ser invisível aos olhos e não ser material é tão real como eu ou você.

Apesar de Noé ter sido um homem fiel, e do dilúvio ter lavado o pecado que contaminava a face da terra, as gerações seguintes continuaram a se afastar do caminho SANTO, e o mal continuava se multiplicando entre os homens.

Deus decide então separar seu povo do meio deste pecado.

2. Aliança com Abraão;

Ele, um homem fiel, deveria ser o PAI de uma grande nação de propriedade exclusiva de Deus, que seria conduzida e guiada pela lei de Deus e se multiplicaria como as estrelas do céu.

Deus diz a Abraão, sai da tua casa e tua terra e vai para o lugar onde Eu te indicar, e te darei tudo aquilo que seus olhos puderem ver.

Nesta Segunda aliança, Deus promete dar para os filhos desta nação, todos os seus dons e uma vida prospera numa terra maravilhosa que mana leite e mel.

Este povo seria um testemunho para todos os povos da terra de vida plena na presença de Deus.

Como sinal desta aliança, todo homem deveria ser circuncidado ao sétimo dia de vida, este sinal na sua própria carne seria bem mais visível de que um arco nas nuvens que só aparecia de vez em quando, diariamente todo homem teria a oportunidade de se lembrar desta aliança celebrada com Deus.

As promessas do Pai não foram o suficiente para mantê-los totalmente fieis a Deus e porque continuaram no pecado acabaram sendo escravos por 400 anos no Egito.

3. Aliança com Moises;

Chamando Moisés para Libertar e liderar o povo escolhido, reconduzindo-os àquela terra maravilhosa com uma nova lei que serviria como luz para guiá-los, passo a passo rumo ao caminho certo, à santificação e à salvação.

Moises e os Dez Mandamentos

Tudo isso foi realizado com Deus seguindo á frente de seu povo, guiando e realizando grandes sinais e milagres, para que ficasse bem claro que só existe um Deus neste mundo e que está acima de todos os outros deuses criados pelas mãos humanas, por este motivo deveriam aprender que somente seguindo estes mandamentos estariam no caminho da salvação e da vida eterna.

A Ação de Moises termina com o povo entrando para a terra prometida e recebendo das mãos de Deus todas as promessas de sua aliança totalmente cumpridas. Daqueles que saíram do Egito apenas Josué entrou na terra prometida e pode escrever como testemunho para todas asa gerações que realmente nenhuma das boas palavras do Senhor havia falhado.

retirado de: https://presentepravoce.wordpress.com/2008/02/26/a-antiga-alianca/