Corpus Christi- Eucaristia

 

Objetivos

Possibilitar aos catequizandos um maior conhecimento, acerca da Festa de Corpus

Christi, em função do seu significado e o seu papel como devoção especial à Cristo

Eucarístico.

Entender  que  a Eucaristia é muito importante porque é nela que Jesus está vivo e presente, que foi Jesus que a instituiu, que em todas as Missas, Jesus se torna presente como alimento espiritual.

 

Preparação para o encontro

Mesa coberta por uma toalha branca; Pão e suco de uva.

Bíblia, cópia das atividades.

 

Acolhida

Invocação da Santíssima trindade

 

Ver

Sentar em circulo e no centro colocar uma mesa coberta por uma toalha branca, um cálice com suco de uva e um pão (destes tipo sovado).

 

Como introdução do tema fazer as seguintes perguntas:
- Vocês conhecem algum alimento que não se compra em lugar nenhum?
- Algum alimento que não envelhece e estraga?
- Apresentar a eles o preciosíssimo alimento que vem do céu: a Eucaristia (Corpo e Sangue de Jesus Cristo (ali representados pelo pão e suco de uva).
Perguntamos ainda:
- Quem se lembra da refeição que Jesus fez antes de morrer?
- Relembrar como e quando a Eucaristia foi instituída.

Jesus instituiu (criou) a Eucaristia na Quinta feira Santa. Mas, nós não podemos comemorar a festa do Corpo de Cristo nesse dia, porque estamos tristes relembrando a Paixão e Morte de Jesus. Por isso , a Igreja reservou a quinta-feira após o primeiro domingo de Pentecostes, para a solenidade da festa do Corpus Christi.

“A última ceia foi o momento de maior intimidade com os Meus. Nessa hora do amor, instaurei o que diante dos olhos dos homens poderia ser a maior loucura: fazer-me prisioneiro do Amor. Instaurei a Eucaristia. Quis permanecer convosco até a consumação dos séculos, porque Meu Amor não podia suportar que ficassem órfãos aqueles a quem amava mais do que a Minha vida...”
- Falar que a Eucaristia acontece na Missa, na hora da Consagração, onde a hóstia se torna Corpo de Cristo e o vinho o seu Sangue.

A Eucaristia acontece na Missa, na hora da Consagração. A Hóstia se torna o Corpo de Cristo. A consagração se dá quando o Padre diz: “Na verdade, ó Pai, Vós sois fonte de toda Santidade, Santificai estas oferendas (o pão e o vinho), derramando sobre elas o vosso Espírito Santo, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso“. Nesse momento, o pão se torna corpo de Cristo e o vinho, o seu sangue. O Corpus Christi é uma das comemorações mais alegres do povo. Ela nos lembra o grande dom de Deus que é Eucaristia e que, nela, Jesus está vivo no meio de nós. Por isso, nós enfeitamos as ruas, para honrar Jesus que na Hóstia Consagrada está vivo no meio de nós, ao alcance de nossos corações.
A Eucaristia é o grande milagre de Jesus de ficar em um pedacinho de pão.
 

- Quem gosta de Jesus e quer ficar sempre com Ele, vai à missa. Pois, é lá que recebemos o pedacinho de pão em que se encontra Jesus, ao qual damos o nome de Hóstia.
-Dizer que eles estão fazendo a catequese para serem cada vez mais amigos de Jesus e assim receber este grande presente.

 

Iluminar

Explicar porque existe a Festa de Corpus Christi. Falar sobre os milagres eucarísticos e mostrar como Deus vai permitindo que coisas extraordinárias aconteçam para nos ajudar a crer mais ainda no Sacramento da Eucaristia.

-Nos próximos dias, celebramos a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) no mundo todo. Corpus Christi significa Corpo de Cristo.

-A festa teve origem no ano de 1264 e foi instituída pelo então Papa Urbano IV em 1264. É celebrada na quinta-feira, após a festa da Santíssima Trindade porque seguindo a passagem bíblica, onde Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia, celebra-se também em uma quinta-feira.

-Em 1317, o Papa João XXII determinou a procissão em vias públicas. A festa de Corpus Christi passou a ter dois grandes momentos: a celebração da Santa Missa e a Procissão sobre os tapetes.

Como filhos da Igreja, levamos Cristo, presente na figura do pão, pelas ruas da nossa cidade.

-A Igreja dedica duas grandes festas ao sacramento da Eucaristia: Quinta-feira Santa e Corpus Christi.

-Ler Jo 6, 51-59 - Jesus afirma que seu corpo é verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida.

-A Eucaristia não é uma representação de Cristo, mas o próprio Cristo que se faz presente. É neste momento que a fé se manifesta, isto é crer naquilo que está escondido. Jesus disse: “Bem aventurados o que crêem sem ter visto”.

-Porém, para os mais descrentes, ainda temos os maravilhosos milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica. Comentar sobre o milagre de Lanciano e contar outros milagres aconteceram (conforme texto anexo – não é preciso citar todos – escolher alguns e citar local e ano em que aconteceram).

-Convidar os catequizandos a participar da confecção dos tapetes, esta é uma forma de mostrarmos que somos uma comunidade composta de irmãos que possuem dons diferentes.

 

Agir

Participar sempre da Santa Missa e fazer a comunhão espiritual.

Fórmula de Santo Afonso de Ligório: “Meu Jesus, eu creio que vós estais no Santíssimo Sacramento. Eu vos amo sobre todas as coisas. Eu vos desejo em minha alma. E, já que agora não posso receber-Vos Sacramentalmente, vinde pelo menos espiritualmente ao meu coração. (pausa) Como já tendo vindo, eu Vos abraço e me uno a Vós. Não permitais que eu me separe mais de vós.”

 

Celebrar

Ler este trecho da Bíblia: Lc 22,14-20, fazendo os mesmos gestos feitos por Jesus.
E em seguida, partilhar com eles o pão e o suco de uva.

Oração final: Terminar este encontro com preces espontâneas e as orações do Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo.

 

 


Corpus Christi

 

"A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo. Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo."
(Prof. Felipe Aquino)

Quando eu fizer minha Primeira Comunhão

 

Comungar é receber Jesus vivo, inteiro. Jesus é Deus e Homem. Nós comungamos para aumentar a presença e a vida de Deus em nós. Com isso nos tornamos mais gente e mais humanos.
Com o coração livre dos pecados poderemos comungar em todas as missas das quais participarmos após nossa Primeira Comunhão. É assim que vamos comungar pela primeira vez, pela segunda, terceira... Não será importantes a festa, a roupa, o diplominha no dia da nossa Primeira Eucaristia. O mais importante é Jesus que vem até nos, pelas mãos do padre, para ser nosso alimento, nossa força.
É importante abrir o coração para que Jesus venha e permaneça conosco, dando-nos vigor e alegria de vivermos como irmãos.
A comunidade às vezes faz uma festa; é bom para marcar dentro de nós esse dia feliz. Tem gente que se emociona, mas não precisamos sentir emoção. Embora a gente não compreenda tudo, é importante acreditar e saber que estamos recebendo Jesus. Precisamos saber o que estamos fazendo.
Temos de nos preparar para esse momento, por isso estudamos na catequese e vamos sempre aprendendo mais.
Como preparação fazemos também nossa Confissão com o sacerdote, se for preciso. Fazemos também o jejum de uma hora antes da comunhão e participamos da missa junto com nossa comunidade.
Quem comunga se compromete com a comunidade e se compromete com os outros. Assim unidos a Jesus vamos viver e crescer em comunidade.

Memorizando                                                                                          

— Comungar é receber Jesus inteiro.
— Não entendemos, mas aceitamos porque assim nos ensina a Igreja.
— Comungamos para termos mais Deus em nós e sermos mais gente.
— Importante é abrir o coração para Deus.
— É preciso confessar-se, fazer uma hora de jejum antes da comunhão e participar da missa.
— Quem comunga se compromete com os outros.
— Unidos a Jesus, vamos viver e crescer em comunidade.