Vocação – Dia do Padre

 

Objetivos

Distinguir o significado de Vocação e Profissão.

Conscientizar os catequizandos a respeito da responsabilidade, de cada um, para com as vocações, bem como da importância de descobrirmos e vivermos nossa vocação.

 

Preparação para o encontro

Recortar vários "pés" e fazer um caminho.

Cartaz com uma interrogação; caixa com figuras, objetos ou textos que ilustrem as diferentes vocações. Bíblias;

 

Acolhida

Oração inicial: Pai Nosso

Recortar vários "pés" e fazer um caminho até um cartaz com uma interrogação (ou desenhar no quadro).


- Perguntar às crianças, o que elas acham que isto representa.

-Vocês sabem o que Jesus quer de nós?

 

Ver

- Perguntar o que eles pensam quando ouvem a palavra VOCAÇÃO.

VOCAÇÃO – É um chamado especial de Deus que as pessoas sentem no seu coração.


- Depois, apresentar uma caixa e explicar que Jesus pediu, para este encontro, uma missão muito especial e que enviou nesta caixa tudo o que temos que falar no encontro (colocar dentro da caixa figuras, objetos ou textos que ilustrem as diferente vocações).


- Falar que a vocação é um chamado que Deus faz a todos nós. Explicar os tipos de vocações:
* Vocação à vida
* Vocação cristã

* Vocação sacerdotal
* Vocação laical
* Vocação à vida consagrada

 

Incentivar a participação das crianças perguntando se eles já pensaram em qual vocação poderia ser a deles, qual os atrai mais.

 

Onde nascem as vocações?
Na família que reza unida;
Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos;
Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;
Nas paróquias e comunidades eclesiais.

 

Iluminar

- Perguntar se conhecem exemplos de vocacionados.
- Falar que a vocação não é um sentimento, não é escolhida e não é o desempenho de uma profissão; e também não é uma predestinação.
- A vocação é uma resposta às perguntas: o que vou fazer da minha vida? A quem vou entregá-la?
- É uma decisão livre e corajosa, que envolve a totalidade da pessoa.


 Contar a história- UMA GRANDE PESCA (Lucas 5, 1-11)

O que Jesus estava fazendo?

O que Jesus disse a Pedro?

Qual foi a resposta de Pedro?

Vendo as redes cheias de peixe o que Pedro fez?

Explicação

Pedro e os seus amigos pescadores voltaram um dia sem peixe algum. Eles foram para o mar, mas não pescaram nada. Ficaram muito tristes.
Jesus os mandoueles voltarem para o mar e foi com eles. Quando jogaram a rede no mar, ela ficou cheia de peixes. Os pescadores e Pedro ficaram muito felizes com tanto peixe.
Todos falavam: - É um milagre! Jesus disse a Pedro: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.”

 

Vocações:
1 - Vocação é o encontro de duas liberdades: a de Deus que chama e ao Homem que responde.
2 - A vocação sacerdotal e consagrada se apresenta como uma eleição providente de Deus, profundamente gratuita, imprevista e desproporcionada a nossos cálculos e possibilidades humanas.
A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro, Tiago, João... e foi-lhes dizendo: 'Vem e segue-me', um dia Cristo fixou seu olhar em um jovem e disse: 'N., N.,N.,... vem, que eu te farei pescador de homens'.

3-  A vocação é um caminho de felicidade diferente para cada um.
4-  Fazer um nexo entre vocação sacerdotal e o Dia do Padre que é celebrado no dia 4 de agosto. A vocação matrimonial e familiar com o Dia dos Pais . E a vocação laical com o dia do Catequista que será no fim do mês.
5-  Fazer a distinção entre Vocação e Profissão: 
     Precisamos distinguir bem vocação de profissão, pois não são exatamente a mesma coisa. Veja o quadro abaixo e observe a distinção entre uma e outra: 
 

Profissão

1 . aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho 
2. preocupação principal: o "ter", o sustento da vida 

3. pode ser trocada

4. é exercida em determinadas horas 
5. tem remuneração 
6. tem aposentadoria 

7. quando não é exercida, falta o necessário para viver

8. na profissão eu faço 

Vocação

1. chamado de Deus para uma missão, que se origina na pessoa como reação-aspiração do ser
2. preocupação exclusiva: "o ser" , o amor e o serviço
3. é para sempre
4. é vivida 24 horas por dia

5. não tem remuneração ou salário
6. não tem aposentadoria
7. vive da providência divina
8. na vocação eu vivo
 

A profissão dignifica a pessoa quando é exercida com amor, espírito de serviço e responsabilidade. A vocação vivida na fidelidade e na alegria confere ao exercício da profissão uma beleza particular, é o caminho de santidade.

 

Agir

Fazer um barquinho de papel e colar nele uma gaze (para representar a rede) e colar na gaze vários recortes de peixinhos. Escrever no barquinho a frase: “Vem comigo e eu lhe ensinarei a ser pescador de homens.”

 

Celebrar

Oração pelas Vocações

 

 


"A VOCAÇÃO DE SAMUEL" 1 Sm 3, 1-10

Introdução

Estamos no Mês das Vocações. Hoje, vamos refletir sobre o chamado de Deus em nossa vida.No lº livro de Samuel encontramos uma narração bonita de um jovem, Samuel, que sentiu o chamado de Deus e soube responder. Samuel era um grande profeta no tempo dos reis Saul e Daví.

(Leia na Bíblia o primeiro capítulo do 1º livro de Samuel)

1º passo: Vamos ler, com muita atenção, uma parte do texto bíblico: O jovem Samuel servia ao Senhor sob as ordens (do sacerdote) Eli.

Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto.

Samuel estava dormindo no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então, o Senhor chamou: "Samuel, Samuel!" "Aqui estou!", respondeu, e correu para junto de Eli. "Tu me chamaste; aqui estou!". Eli respondeu: "Eu não te chamei. Volta a dormir!" E Samuel foi deitar-se. O Senhor chamou de novo: "Samuel, Samuel!"

Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: "Tu me chamaste; aqui estou!" Eli respondeu: "Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!"

O Senhor chamou pela terceira vez: "Samuel! Samuel!" Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: "Tu me chamaste; aqui estou!". Eli compreendeu, então, que era o Senhor que estava chamando o menino e disse a Samuel: "Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: "Fala, Senhor, que teu servo escuta!" E Samuel voltou a seu lugar para dormir. O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: "Samuel! Samuel!" E ele respondeu: "Fala, que teu servo escuta!". (Querendo saber a missão que Deus deu a Samuel, pode seguir a leitura na Bíblia)

2º passo A resposta de Samuel ao chamado de Deus foi pronta e decidida. O chamado de Deus se dá também em nossa vida, não uma só vez, mas muitas vezes. Primeiro, fomos chamados à existência e, como tal, temos uma missão: construir um mundo justo e fraterno, onde haja lugar para todos serem felizes. O segundo chamado se deu no nosso Batismo. Fomos chamados a seguir Jesus Cristo no seu modo de viver e doar-se, e para levar sua mensagem ao mundo. Depois, vem o chamado para diversas missões. Pode ser o chamado para um estado de vida: casamento, ser padre, vida consagrada... Mas o chamado de Deus vem, muitas vezes, para determinadas funções e serviços: dentro da família, da comunidade, do trabalho... Vamos refletir: Quando tomei consciência de um chamado de Deus? Como reagi? É sempre fácil dar uma resposta? (Quando a reflexão for feita em grupo, pode haver um momento de partilha)

3º passo Nem sempre é fácil dar uma resposta ao chamado de Deus. Moisés lutou com Deus, não querendo aceitar a missão. Igualmente o profeta Jeremias. Podemos conferir isto na Bíblia.

(Ex 3, 1-14; 4, 10-16; Jer 1, 4-10) Deus chama pessoas de todo tipo, de idades diferentes, casadas ou solteiras, homens e mulheres. Não podemos pensar que o chamado é só para um determinado estado de vida. Deus chama na vida de cada um e em diversas situações, quando menos o esperamos. Coloque-se diante de Deus, em silêncio. Reflita: como respondo aos apelos de Deus na minha vida? Onde Deus está me chamando? Como? Fale com Deus sobre seus medos, seu comodismo, sua falta de generosidade... (Se a reflexão for em grupo, pode-se terminar com um canto: "Eis-me aqui, Senhor" ou "Senhor, se tu me chamas...")

Inês Broshuis – Catequeta

Fonte: Jornal Missão Jovem, agosto de 2004

 

VOCAÇÃO ESPECIAL - O PADRE

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de  uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.
Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.
O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. O padre alimenta seus fiéis por esse 
sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.
Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo  Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso  de seu rebanho. Deve guiar por bons caminhos, orientando nas 
dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.
Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo:  nas Paróquias,  nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados... É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.