Páscoa- Aliança definitiva

Objetivos

Mostrar que a Páscoa é a Aliança definitiva.

Perceber que o sofrimento de Jesus por amor a nós foi para nos levar a viver com Ele a sua ressurreição.

Despertar sentimentos de gratidão e confiança em Jesus que se oferece ao Pai por amor a nós.

Despertar o desejo de conhecer e amar o Cristo ressuscitado.

 

Preparação para o encontro

Bíblias;  Cópias das atividades.

 

Acolhida

Sinal-da-cruz

- Ajudar aos catequizandos a se lembrarem do encontro anterior.
Passagem Bíblica:

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele." (Jo 3, 16-17)

 

Ver

Deus fez algumas vezes alianças com seu povo no velho testamento:
1° Através de Noé (Gn 9, 11-13) sinal: arco-íris.
2° Através de Abraão (Gn 17, 9-14) sinal: circuncisão.
3° Através de Moisés (Ex 19, 1-6) sinal: mandamentos
Um cordeiro era morto para celebrar cada  aliança. Jesus é a nova e eterna aliança. Fez-se cordeiro pascal: é a aliança definitiva. Hebreus 9 e 10.

 

 NOTA:

·                     A libertação do povo hebreu, no Antigo testamento, foi uma antecipação da grande libertação que Jesus realizou.

O sangue de um cordeiro, passado nas portas das casas, livrava da  morte o filho mais velho da família. Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.

·                     Jesus Cristo é a plena realização das promessas do Antigo Testamento.

Os Evangelhos são os principais livros da Sagrada Escritura, pois contém a Boa Nova, que é Jesus. A aliança por Ele realizada é a aliança definitiva de Deus com a humanidade.

Na festa da Páscoa, nós lembramos a morte de Jesus, que também derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, e também que Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida.

 

Jesus entregou a sua vida na Cruz, por amor a cada um de nós, para nos libertar do mal e nos dar a vida eterna no Céu.

Mas Jesus é Deus todo poderoso e então não fica morto, mas Ressuscita ao 3º dia, no Domingo e prometeu que com o seu poder Ele vai ressuscitar todos nós, também.

A ressurreição de Jesus é o grande sinal da vida.

 

Quem é Jesus?

·                     Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem para nos salvar.

O que significa o nome de Jesus?

·                     Jesus, em hebraico quer dizer "Deus Salva"

·                     Cristo, vem da tradução grega do termo hebraico "Messias", que quer dizer "ungido"

Como, em Jesus, cumpre-se a nova e eterna aliança de Deus com a humanidade?

Pela sua vida, paixão, morte e ressurreição.

 

Iluminar

Refletir o texto:“Jesus cumpre suas promessas ”

 

−  Sim, disse o carpinteiro – construirei uma casa para você.

Mas ele caiu do teto e morreu. As suas palavras passaram. Ele não construiu a casa que prometeu. Ele não pôde cumprir sua palavra.

−  Sim, disse o vendedor – venderei um carro para você e o carro não dará problema nenhum.

Mas as suas palavras não eram boas. Uns poucos meses depois o carro deu muito problemas para o homem. A promessa do vendedor não foi boa.

−  Eu não vou deixar você passar pela porta, disse um rapaz na escola.

Mas a professora o ouviu e disse:

−  Suma daí e deixe a moça entrar.

Então as palavras do rapaz passaram. Elas não se tornaram verdadeiras.

Muitas palavras nossas passaram. Mas Jesus disse:

−  Minhas palavras não passarão.

Quando Jesus disse: “Perdoarei os seus pecado”, nós podemos confiar nEle. Jesus sempre cumpre as suas promessas.

 

Com JESUS Cristo, cumpre-se a Nova e Eterna Aliança de DEUS com a humanidade. Pela sua vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão. Toda a vida de JESUS é mistério de Redenção.  A redenção nos vem antes de tudo pelo sangue da cruz, mas este mistério está em ação em toda a vida de Cristo. Já na sua Encarnação pela qual, fazendo-se pobre, nos enriqueceu pela sua pobreza. Na vida oculta, que pela sua submissão, serve de reparação para a nossa insubmissão, na sua palavra que purifica ouvintes.

Tudo o que JESUS fez, disse e sofreu tinha por meta restabelecer o homem caído na sua vocação primeira, que é o da santidade.  JESUS Cristo não veio somente como Salvador do povo de Israel, mas como Salvador de toda a humanidade.

Com o Senhor, Cristo é também a cabeça da Igreja, que é seu Corpo.  Elevado ao céu glorificado, tendo assim cumprido plenamente sua missão. Ele permanece na terra, na sua Igreja.  A redenção é a fonte da autoridade que Cristo, em virtude do Espírito Santo, exerce sobre a Igreja.

 

Agir

Convide Jesus a entrar em seu coração. Ele vai limpar sua vida e cuidar de você. Peça para Jesus ser seu Salvador e um dia você estará no céu com Cristo, para sempre!

Jesus quer ser seu maior Amigo. Leia a Bíblia para aprender mais sobre Ele. Fale com Jesus em oração – você pode conversar com Ele sobre tudo que quiser.

 

Celebrar

Oração Inicial: Ler a Oração do Cristo Ressuscitado.

Jesus ressuscitado, que destes a paz aos apóstolos, reunidos em oração, dizendo-lhes: "A paz esteja convosco", concedei-nos também o dom da tua paz. Defendei-nos do mal e de todas as formas de violência que agitam a nossa sociedade, para que tenhamos uma vida digna, humana e mais fraterna. Ó Jesus, que morrestes e ressuscitastes por amor, afastai de nossas família e da sociedade todas as formas de desesperança e desânimo, para que vivamos verdadeiramente como irmãos, e sejamos portadores da vossa paz. Amém!

 

 


Catecismo:

 

516 Toda a vida de Cristo é Revelação do Pai: suas palavras e seus atos, seus silêncios e seus sofrimentos, sua maneira de ser e de falar. Jesus pode dizer: "Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9); e o Pai pode dizer: "Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o" (Lc 9,35). Tendo Nosso Senhor se feito homem para cumprir a vontade do Pai, Os mínimos traços de seus mistérios nos manifestam "o amor de Deus por nos". 

517 Toda a vida de Cristo é mistério de Redenção. A Redenção nos vem antes de tudo pelo sangue da Cruz, mas este mistério está em ação em toda a vida de Cristo: já em sua Encarnação, pela qual, fazendo-se pobre, nos enriqueceu por sua pobreza; em sua vida oculta, que, por sua submissão, serve de reparação para nossa insubmissão; em sua palavra, que purifica seus ouvintes; em suas curas e em seus exorcismos, pelos quais "levou nossas fraquezas e carregou nossas doenças" (Mt 8,17); em sua Ressurreição, pela qual nos justifica. 

518 Toda a vida de Cristo é mistério de Recapitulação. Tudo o que Jesus fez, disse e sofreu tinha por meta restabelecer o homem caído em sua vocação primeira: Quando ele se encarnou e se fez homem, recapitulou em si mesmo a longa história dos homens e, em resumo, nos proporcionou a salvação, de sorte que aquilo que havíamos perdido em Adão, isto é, sermos à imagem e à semelhança de Deus, o recuperamos em Cristo Jesus. É, aliás, por isso que Cristo passou por todas as idades da vida, restituindo com isto a os homens a comunhão com Deus.

669 Como Senhor, Cristo é também a cabeça da Igreja, que é seu Corpo. Elevado ao céu e

glorificado, tendo assim cumprido plenamente sua missão, Ele permanece na terra em sua Igreja. A redenção é a fonte da autoridade que Cristo, em Virtude do Espírito Santo, exerce sobre a Igreja". O Reino de Cristo já está misteriosamente presente na Igreja", germe e início deste Reino na terra.

 

Portanto, Jesus Cristo é a Boa Nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre; mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador.
A Igreja deve colocar o centro da sua atenção pastoral e da sua ação evangelizadora em Cristo crucificado e ressuscitado. 
Tudo o que se projeta no campo eclesial deve partir de Cristo e do seu Evangelho. Por isso, a Igreja na América deve falar cada vez mais de Jesus Cristo, rosto humano de Deus e rosto divino do homem.
É este anúncio que verdadeiramente mexe com os homens, que desperta e transforma os ânimos, ou seja, que converte.
É preciso anunciar Cristo com alegria e fortaleza, mas sobretudo com o testemunho da própria vida. (A Igreja na América, n° 67)

 

O MISTÉRIO DA REDENÇÃO

Através de sua Paixão e Morte de cruz, Jesus Cristo se ofereceu em nosso lugar ao Pai, fazendo seu aquilo que era nosso: o pecado. Seu sofrimento na cruz é parte do projeto de Deus. Este projeto divino de salvação já havia sido anunciado, antecipadamente, na Escritura como um Mistério da redenção Universal. Cumpriu-se a profecia (Is 53,5).
Ele assumiu para si as nossas iniquidades, sofrendo e sendo castigado por nossos pecados para nos libertar e conduzir-nos à salvação, em cumprimento à promessa do Pai. Ele nos redimiu do pecado instaurado por Adão restituindo-nos a comunhão com Deus. Quem confirma esta certeza da obra da cruz são as palavras de 1Pd 2,24.
"Assim, no sofrimento e na morte, sua humanidade se tornou instrumento livre e perfeito de seu amor divino, que quer a salvação dos homens. Com efeito, aceitou livremente sua Paixão e sua morte por amor de seu Pai e dos homens, que o Pai quer salvar: 'Ninguém me tira a vida, mas eu a dou livremente' (Jo 10,18). Daí a liberdade soberana do Filho de Deus quando Ele mesmo vai ao encontro da morte" (CIC § 609).
(...)
Ao nos redimir do pecado instaurado com Adão, Jesus nos restitui a comunhão com Deus, inaugurando, assim, uma nova criação através da remissão dos nossos pecados, gerando um novo começo para a existência do homem (Rm 1,12-17). "Como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim, pela obediência de um só, todos se tornarão justos" (Rm 5,19).
Embora Cristo tenha redimido toda a humanidade, é necessário que o homem acolha a obra da Redenção e para isso são necessárias duas atitudes fundamentais:
Fé em Jesus Cristo como Salvador e Redentor, depositando n'Ele toda confiança e crendo na eficácia de seu sacrifício. (At 16,30-31).
Arrependimento. Que significa uma completa mudança de direção para nossa vida; pelo arrependimento, reconhecendo o próprio pecado, lamentando tê-lo praticado e tomando a decisão de não mais cometê-lo, com o auxílio da Graça de Deus.(At 2,37-38).

Fonte: https://veracatolico.blogspot.com.br/