Santíssima Trindade

 

Objetivos

Conscientizar que o cristão que foi batizado professa sua fé no Deus Verdadeiro que é Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Preparação para o encontro

Bíblias; cópias das atividades.

Três folhas brancas e duas de carbono.

 

Acolhida

Receber os catequizandos, entregando-lhes mensagens que falem do amor de Deus e da presença da Santíssima Trindade na nossa vida.

 

Oração Inicial: Invocação da Santíssima Trindade (pode ser cantada)

Hoje, vamos falar sobre o mistério da santíssima Trindade, na qual adoramos o PAI que nos criou e nos deu a vida, o FILHO que nos trouxe a salvação e o ESPÍRITO SANTO que anima, fortalece e conduz a nossa vida.

 

Ver

Sempre iniciamos nossos encontros dizendo: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Mas por que fazemos isso?

Ensinar que quando fazemos o sinal da cruz lembramos as Três Pessoas da Santíssima Trindade.

Quem é Deus?

E por que Santíssima Trindade?

 

Vamos entender melhor...

 

Desenhar uma árvore e explicar: a raiz da árvore comumente fica escondidinha embaixo da terra, e alimenta e fortalece a árvore, é a base da planta; o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos até as folhas, e essas, por sua vez, em contato com a luz solar transforma este alimento em energia e força para a planta, gerando flores que se transformam em frutos.

 

Aqui podemos entender melhor nossa comparação com a Trindade de Deus: 

Pai é o criador, aquele que sustenta e dá vida, como a raiz de uma árvore. Sem a raiz a árvore não vive.

Filho, é o que salva a vida. Ele é o nosso caminho para Deus e caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore, que serve de apoio e caminho dos alimentos.

O Espírito Santo é quem fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos, e consequentemente, sementes.

Raiz, tronco e folhas formam a árvore.

PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO formam a TRINDADE.

Uma árvore pode dar como frutos, laranjas, maçãs, peras e muitos outros frutos... Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a caridade e outros mais.

Podemos ainda dizer que como a árvore necessita da luz solar para produzir parte de seu alimento, que sem isso ela fica murcha, fraca e sem vida; nós também precisamos de luz para mantermos viva nossa fé, e obtemos essa luz através da oração, da leitura da bíblia... Mesmo que não alimentemos nossas folhas, a raiz consegue seu alimento também na terra e na água... percebemos então que não é a raiz que precisa das folhas, tanto quanto elas precisam da raiz! Quanto mais profunda e expandida a raiz, mas galhos e folhas a árvore cria. Deus está sempre lá, nos sustentando, e quando não enviamos nossa energia através da oração e outras formas de alimento, Ele continua enviando para nós o seu amor através de Jesus... como a planta que absorve da água e tira da terra seus nutrientes para fortalecer as folhas... E Jesus é o tronco, que nos leva ao Pai e o Pai até nós... E mesmo quando não cumprimos nossa parte, Ele continua enviando da raiz os nutrientes para nos manter vivos...

Quando nós alimentamos nossas folhas, produzimos lindas flores, que depois de encantar com a beleza, presenteia com frutos, que por sua vez, quando bem aproveitados, dão sementes!

Que possamos sempre, sempre alimentar nossas folhas, fortalecendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo em cada um de nós! Amém?! 

Amém!

 

Iluminar

- Vamos ler: Mt 11,25-30; 28,19; 2 Cor 1,21-22.

Nestas leituras vimos bem claro as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo:

- O Pai nos criou e nos deu a vida porque nos ama.
- O filho Jesus Cristo, nasceu de Maria, em Belém, nos ensinou o amor do Pai. Morreu e Ressuscitou
- O Espírito Santo, que nos ilumina e nos dá forças para caminharmos no bem, em direção a Deus Pai.

- Explicar o mistério da Santíssima Trindade assim:

Usar três folhas brancas intercaladas com duas de carbono. Então escreva a palavra DEUS na primeira folha e mostre que o mesmo acontece nas outras também...

Na SANTÍSSIMA TRINDADE há Três pessoas diferentes: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Mas não são três deuses, mas três Pessoas Divinas num só Deus.


-Cremos em um só Deus e no Ministério da Santíssima Trindade .

-Somos batizados em nome das Três Pessoas da Santíssima Trindade.
-Quando fazemos o sinal da Cruz lembramos as Três Pessoas.

Devemos fazer sempre o Sinal-da-Cruz: quando nos levantamos, no café da manhã, no almoço, no café da tarde, no jantar, ao nos deitar, antes de sairmos de casa, nos perigos e dificuldades, para nos livrar de alguma tentação etc.

Muitos também gostam de fazer o "Pelo Sinal". É assim: Você deixa a mão aberta e, com o polegar, faz uma pequena cruz na testa dizendo: "Pelo sina da Santa Cruz". Depois faz outra na boca, dizendo: "livrai-nos Deus, Nosso Senhor". E faz outra no peito, dizendo: "dos nossos inimigos". Em seguida, faz o Sinal-da-Cruz.

 

Agir

 - Procurar ouvir a voz de Deus, dando respostas de fidelidade às suas inspirações.
   - Conversar com os nossos amigos, para que acolham o Deus Pai, Filho e Espírito Santo que nos ama e nos quer felizes. Falar sobre os compromissos do Sacramento do Batismo aos que já foram batizados e, aos que ainda não foram, falar sobre a alegria de sermos Filhos de Deus.

 

Celebrar

O Credo é a nossa “Profissão de Fé”. Cada vez que o rezamos expressamos de modo sintético e transmitimos a fé. São verdades de fé que devemos rezar com o coração e a alma, e não simplesmente pronunciá-las com os lábios.

 

Rezar o Creio e terminar com a Oração do Glória:

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!

 

 


APROFUNDAMENTO PARA O CATEQUISTA

 

No evangelho de Marcos, como no evangelho de Lucas, a missão confiada por Jesus Ressuscitado tem um alcance universal: "Ide por todo o Mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criatura" (Mc 16, 15-16).

Mateus relata estas palavras de Jesus no seu último encontro com os discípulos reunidos: "Ide! Fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o que eu vos ensinei. E eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos" (Mt 28, 19- 20).

Esta fórmula do Batismo supõe a reflexão da Igreja sobre o que disse Jesus do Pai e do Espírito Santo, sobre a revelação que Ele fez progressivamente sobre Deus, que é Trindade. Foi com o decorrer dos tempos que o Batismo, em nome de Jesus, se tornou Batismo em nome da Trindade.

Na época em que o texto do Evangelho de Mateus foi redigido, era uso litúrgico batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O que é verdadeiramente original, é a palavra com que termina o evangelho de Mateus (28,20). "Eu estou convosco, diz Jesus, todos os dias, até o fim dos tempos".

Jesus declara que a sua presença é permanente.

Mateus desde o princípio de seu evangelho vem dizendo que Jesus é o "Emanuel" quer dizer "Deus conosco" (1,23). Presença de Deus Pai, Deus Filho e de Deus Espírito Santo.

"A Trindade é una, quer dizer: há um só Deus. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: a Trindade. As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: o Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus quanto à natureza. Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina" (CIC 253).

Fonte: Fé, Vida e Comunidade, Livro do Catequista, Paulus, 2003 – p. 274-275.

 

O Símbolo de Santo Atanásio

 

Quem quer salvar-se deve, antes de tudo, professar a fé católica.

Pois se alguém a não professar, integral e inviolavelmente, é certo que se perderá por toda a eternidade.

A fé católica consiste, porém, em venerar um só Deus na Trindade, e a Trindade na unidade, sem confundir as pessoas nem separar a substância; pois uma é a pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo;

Mas uma é a divindade, igual a glória, co-eterna a majestade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Qual o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo;

incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo;

imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo;

eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno e Espírito Santo;

e, no entanto, não há três eternos, mas um só eterno; como não há três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso;

assim também o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente; e no entanto não há três onipotentes, mas um só onipotente.

Como o Pai é Deus, assim o Filho é Deus, [e] o Espírito Santo é Deus; e no entanto não há três deuses, mas um só Deus.

Como o Pai é Senhor, assim o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; e no entanto não há três senhores, mas um só Senhor.

Porquanto, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada pessoa, tomada separadamente, é Deus e Senhor, assim também nos proíbe a religião católica dizer que são três deuses ou três senhores

O Pai não foi feito por ninguém, nem criado, nem gerado;

O Filho é só do Pai; não feito, não criado, mas gerado.

O Espírito Santo é do Pai e do Filho; não feito, não criado, não gerado, mas procedente.

Há, pois, um só Pai, não três pais; um só Filho, não três filhos; um só Espírito Santo, não três espíritos santos.